terça-feira, 5 de abril de 2011

Livro: "Vento Suão" de Rosa Lobato de Faria

Olá Emprestaram-me esta pequena preciosidade, o último livro escrito por Rosa Lobato Faria. Lido numa tarde soalhenta e despreocupada e soube-me a pouco... Sinopse:
Aqui fica, pois, este Vento Suão tal e qual como Rosa Lobato de Faria o deixou. E como derradeira homenagem a uma escritora cuja obra teve como eixos fundamentais “a força da vida, o conhecimento profundo da realidade e do meio em que se agitam os seus fantoches ficcionais, o domínio das minúcias, o fôlego narrativo, a irrupção imparável de um vento negro de violência que impõe uma aura de tragédia intemporal ao que parece quase inócuo”.
[Eugénio Lisboa] Biografia reduzida: Rosa Lobato de Faria nasceu em Lisboa em 20 de abril de 1932 e na mesma cidade faleceu em 2 de fevereiro de 2010. Poeta e romancista, o essencial da sua poesia está reunido no volume Poemas Escolhidos e Dispersos, de 1997. O seu primeiro romance, O Pranto de Lúcifer, veio a público em 1995. Publicou em vida doze romances, o último dos quais, As Esquinas do Tempo, já na Porto Editora. Foi também autora de vários livros infantis. Está publicada no Brasil e traduzida em Espanha, França e Alemanha. Em 2000, obteve o Prémio Máxima de Literatura. Hoje perdemos uma alma portuguesa Frei João

Sem comentários:

Enviar um comentário