domingo, 31 de julho de 2011

Ida ao Ikea

Bom dia
Fui cedo, cedinho apanhar o 149 para o Ikea procurando tecidos e uma outra coisita em falta por estes lados. De facto têm tecidos, inclusivé os lisos, muitos giros o difícil é somente escolher e também a preços em conta.


Fui lá buscar mais um pacote de caixas para revistas em riscas preto e branco para colocar mais umas coisitas pequenas.
São muito bonitas e práticas.

Frei João

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Tarefas realizadas

Olá
É como maior prazer que escrevo este post aqui e hoje.
Bem, prometi a mim mesma que estas férias arrumava tudo lá em casa, não iria trabalhar em mais nada antes de executar estas tarefas, ou mesmo ir à praia, enquanto não coloca-se as coisas em ordem. Nada de secretária e mesa de cozinha apinhadas de tralha, sem espaço para colocar um dedinho em cima quanto mais o almoço. Nada de corredor pequenino para passar em casa tropeçando ali e acolá, deixando uma ou outra peça precariamente empoleirada balançando no sitio, e, etc, etc e tal. E demorou quase uma semana, fazendo devagarinho, com tempo para apreciar a paisagem, jogar um pouco, visitar família e amigos, tou de férias né, e sem pressas. Listagem das tarefas a realizar e já realizadas:

- limpar o pó a tudo e mais qualquer coisa;
- desempacotar livros que se mantém ainda nas caixas (6), na garagem;
- arrumar livros na estante de 1,85x1,85;
- colar as gavetas da secretária e colocá-las no respectivo lugar;
- colocar projectos iniciados, sejam de PC ou AD, num só lugar (uma caixa de 33x35) para mais facilmente encontrá-los e concluí-los (lindo dá para por tudo lá dentro);
- arrumar todas as cassetes de vídeo noutra caixa, vai para o topo da estante;
- arrumar dvds nos respectivos lugares, separados por línguas (en e pt);
- separar peças para colocar à venda, ou ainda para entregar aos respectivos donos ou oferecer;

E agora, a fase 2 do plano mestre destas férias :)
O embelezamento desta minha casa portuguesa...
Até breve
Frei João

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Frases indiscutivelmente verdadeiras

Quando a gente pensa que sabe todas as respostas, vem a vida e muda todas as perguntas.
Emilly Powell

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Frases indiscutivelmente verdadeiras

"In summer, the song sings itself."
-- William Carlos Williams

"Summer love, midnight kisses, shooting stars, secret wishes"
-- Unknown

"Do what we can, summer will have its flies"
-- Ralph Waldo Emerson

Que fruta é esta?

Bom dia
Ofereceram ao meu pai esta fruta e ele plantou-as na horta dele. Chama-lhe fruta-meloa ou fruta pã, se é que é o nome verdadeiro, mas não sabemos que nome tem. Podem ajudar. Agradeço desde já indicações sobre tal peça rara, pelo menos para nós que a desconheciamos até então.
Tem bom aspecto sim, de sabor doce, de cor amarelo-rosada quando madura.

terça-feira, 26 de julho de 2011

Procura-se ... Vinagre

Olá
Este verão de certeza que tinham um ingrediente preferido para as vossas saladas pois o meu acabou mesmo agora. Última saladinha com ele que vou comer. Edição especial com sabor a maçã, que na altura foi comprado com algum receio admito. Mas depois oh celestial, sabe tudo tão bem :)
Aqui está foto do culpado, dá-se recompensa a quem o encontrar (uma saladinha com ele).

Oh well, a vida continua. Tenho de ir à procura de outro. Wish me luck :)
Frei João

segunda-feira, 25 de julho de 2011

E começam as férias

Boa tarde
Hoje as comidinhas cá de casa foram sopa de alho-francês, feita no microondas, e massa com molho de atum e amêndoas acompanhada com salada de agrião. Deixo foto da massa

Ambas as receitas sâo provenientes do livro Cozinhar para si mesmo (Macía, C.(2010). Cozinhar para si mesmo. Circulo de Leitores).
Segue foto e sinopse do livro:

Num inovador conceito de receitas que pode preparar em 15 minutos, este é o guia ideal para quem quer comer bem e mimar-se, mesmo que coma sozinho. Ao passo que os tradicionais livros de receitas implicam, quase sempre, grandes porções, «Cozinhar para si mesmo» pensa no homem e na mulher moderna. Preparando pratos que pode depois, facilmente, descongelar, ou pequenas combinações que garantem uma dieta alimentar saudável, este livro deixa dicas e conselhos que se podem revelar preciosos. Folheie e delicie-se com as sugestões.

O livro mais não é do que um enobrecimento das formas individuais de refeições o que nos dias de hoje é normal em alguma altura da nossa vida, come-se sozinho. É aborrecido, se perde tempo, ou "come-se qualquer coisa" mas infelizmente não é a forma mais correcta para uma alimentação saudável.
Até breve
Frei João

domingo, 17 de julho de 2011

( ô¿ô )

Está quase a chegar o dia
4
3
2
1

Mas como é uma segunda-feira não poderei passar por aqui mas depois eu conto a novidade.
Até breve
Frei João

Circulo de Leitores

Boa tarde
Chegaram os meus livros, desta vez pedi dois mas já vieram os três. São eles:
- Midal, F.(2010). Inventar a liberdade. Temas e Debates. Circulo de Leitores

Despertar. Que os sentidos, o corpo, a mente, o sentir ousem seguir o seu próprio caminho. Sob a influência das teorias budistas e a filosofia oriental, Fabrice Midal deixa um guia de revoluções. Revoluções internas. Aliando tradição e modernidade, não hesita em propor a arte e a poesia como uma forma de encontro de si e da autoconsciência baseando-se em figuras como Chögyam Trungpa, Nietzsche, Rilke, Cézanne e Ginsberg.

- Nin, Anaïs. (2006). Delta de Vénus. Portugal: Editora Bico de Pena L.da

Na altura em que todos nós escrevíamos história eróticas a um dólar a página é que eu vi que, durante séculos, houvera apenas um único modelo para esse género literário - o dos homens. (...) As mulhers, pensava eu, estavam mais aptas para unir a sexualidade à emoção, ao amor; preferiam um único homem à promiscuidade. (...) Mas, apesar da diferença fundamental entre a atitude da mulher e a do homem acerca de tais questões, nós não dispúnhamos ainda de uma linguagem que a exprimisse.
Escrevi esta minha Erótica acima de tudo para divertir, instigada por um cliente que pretendia que eu "deixasse a poesia de lado". Julgava eu que o meu estilo era mais ou menos copiado das obras sobre o assunto escritas por homens. Pareceu-me, por isso, durante muito tempo, que comprometera a minha verdadeira feminilidade com esses textos. E assim pu-los de lado. Ao rêle-los, muitos anos mais tarde, dou-me conta de que a minha própria voz não foi completamente abafada. Empreguei, de um modo intuitivo, em inúmeras passagens, a linguagem de uma mulher, descrevendo as relações sexuais sob o ponto de vista feminino. Decidi-me finalmente a publicar esses textos eróticos, porque eles representam os esforços primeiros de uma mulher num domínio até aí reservado aos homens.

- Alighieri, D. (2011). A Divina Comédia Textos Clássicos. Tradução de Vasco Graça Moura. Lisboa: Quetzal Editores

Longo poema épico e teológico, A Divina Comédia divide-se em três partes: Inferno, Purgatório e Paraíso. Não há uma datação exata da obra, mas presume-se que tenha sido escrita entre 1304 e 1321, ano da morte de Dante. O poema foi escrito em língua toscana – muito próxima do que hoje se designa por italiano – num registo vulgar, por oposição ao uso generalizado do latim na escrita erudita. Assim se tornou a obra fundadora da língua italiana moderna. Em Portugal, A Divina Comédia chegou a um vasto universo de leitores através da inexcedível tradução de Vasco Graça Moura.


Ai que as férias nunca mais chegam ...

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Glass Pearls chegaram

E chegou uma encomenda para mim. São missangas e adquiri três pacotes, destas mais pequeninas como mostra a imagem abaixo.

No total são 1500 missangas, cada pacote com 500, mas como são das de 4mm, piriris piriris, e após a separação por cores ficaram a saber a pouco. Se calhar terei de fazer um desenho mais pequeno na moldura ou uma moldura mais pequena. Na FIA vi fazer a colagem destas missangas numa moldura recriando um desenho.
Bem logo se vê.
Até breve
Frei João

La Redoute: 2011/2012

Bom dia
Hoje folheei o catálogo da La Redoute, tou apaixonada





quinta-feira, 7 de julho de 2011

Workshop: Iniciação à costura

Olá meus caros
Faz algum tempo que procurava mais qualquer coisa na parte da costura, no aprofundar um pouco daquilo que aprendi quando fiz o workshop de Corte e Costura, através da Burda. Como do segundo modulo nunca mais saiam as datas ou datas em que me fosse possível ir tive de ir procurar noutros locais e sitios. Procurei e procurei mas nem sempre conseguimos aquilo que precisamos. Ao cuscar através do facebook descobri Rosa Pomar e com bastante antecedência inscrevi-me para um workshop lá. Deixo o seu blogue http://aervilhacorderosa.com/ e a sua loja http://retrosaria.rosapomar.com/.
Hoje cheguei atrasada, acho que é quase sempre, mas cheguei ao workshop de Introdução à costura. Após noções de costura e sobre máquinas de costura no geral deram-nos um pedaço de tecido para experimentar. Eis a máquina que me calhou, uma Singer por sinal, semelhante a que tenho em casa.

E o meu pedaço, de tecido pessoal... que contém já as minhas experiências com várias larguras de pontos e ziguezagues.

A ideia era depois fazer um porta-alfinetes, deixo foto da frente e da traseira antes do enchimento. Virar do avesso para o direito tem o seu pormenor e depois é com a ajuda de uma tesoura ou de um pauzinho japonês revirar completamente os cantos.


E este foi o enchimento do mais natural possível: lã. Aviso que levou quase três vezes esta quantidade para encher tal coisa pequenina.

E do porta-alfinetes depois de se colocar o enchimento e de fechar a abertura lateral, por onde se enfiou a lã.

Eu acho que ficou muito mimosa, todas elas ficaram muito engraçadas e valeu bem a pena. E por último tpc. É isso aí quem quer ser boa costureira tem que praticar, e a Rosa como boa professora que é dá trabalho para praticar em casa. Deu o material necessário e deixo-me tirar foto ao modelito que é este também em linho mas com renda a toda a sua volta e com lavanda que daqui não dá para cheirar, é um saco de cheiro para o guarda-roupa.

Agora falta por mãos a obra e finalizar o workshop logo o tpc.
Resto de um excelente dia
Frei João

sábado, 2 de julho de 2011

Frases indiscutivelmente verdadeiras

"A Razão é quando o Cuidado aproveita que a Emoção está dormindo e assume o comando."
Anónimo

Tru calling

Mais um update, mais uma série de televisão vista, Tru calling, primeira temporada e parte da segunda, serie foi cancelada.

Sinopse
Tru Davies, é uma jovem a quem o destino não lhe fez a vontade. Ela sonhava entrar na faculdade de medicina mas tal não aconteceu. Agora, trabalha na morgue, sitio algo sombrio e que lhe vai mudar a vida, e aí descobre algo inquietante, revive dias quando alguém que morreu recentemente pede ajuda. A certa altura, Tru, começa a ouvir os apelos de quem já não está entre os vivos e ganha poder para reviver o momento e alterar o destino da pessoa em questão ajudando a escolher a vida através de pistas do que aconteceu com a vitima.
Após alguns episódios Tru conta ao seu irmão Harrison e ao seu chefe Davies que ajuda os mortos e após algum descrédito da parte deles começam a ajudá-la. Para o fim da primeira série aparece alguém diferente um homem chamado Jack que inicia funções na morgue e começa a existir um conflicto entre Tru e Jack porque ela tenta desviar mortes do seu verdadeiro fim e Jack tenta manter a morte como estava destinada inicialmente.
A verdadeira história tem o seu inicio quando Tru descobre que tem um opositor, Jack. É um homem que também revive dias tal como a nossa heroina mas o trabalho dele é garantir que o curso de colisão com a morte se mantenha. Tru é forçada a repensar a sua filosofia de vida, e consequentemente de morte, ao examinar o seu lugar no mundo e pensar, como Jack lhe disse, que alterar a ordem da morte é viscerar as leis da ordem natural das coisas fazendo mais mal que bem aqueles que "salva".

Aula de Artes decorativas: peça finalizada

Finalmente acabei uma peça. É tão bom quando isso acontece :)
Já tinha iniciado no passado dia 13 de Maio a elaboração de uma moldura com a técnica do papel higiénico (mas podem lhe chamar outra coisa, aprendi assim e torna-se depois mais fácil identifica-la) mas somente ontem a acabei. Nesse dia ficou assim, como demonstra a foto abaixo

Acrescentei a toda a volta da parte da frente da moldura o papel colado com a cola de forma a ficar duro quando seco. Neste caso levou algum tempo e várias aplicações de cola seguidas para isso acontecer. Admito que tive alguma dificuldade em torná-lo assim pois o papel tem de ser bem embebido na cola e com algum jeito e paciência ondular ou dar a forma desejada. Acrescentei ainda três flores de chacota no canto inferior esquerdo.
Após secagem escolher dois tons contrastantes, escolhi para o fundo apple green da Folkart e depois com um pincel seco de cerdas duras dar a cor mais escura, sap green também da Folkart, de forma a tocar somente nas extremidades e não em toda a aplicação.

Ficou singela e vai direita para a estante.

Update: FIA

Fui igualmente à FIA - Feira Internacional de Artesanato no passado dia 29 de Junho, como tenho feito nestes últimos anos, mas desta vez acompanhada das manas. Após o trabalho e depois do lanche lá nos preparamos para ver os quatro pavilhões que este ano se preparou. O do ano anterior lembro-me que só tinha três.
Como não resisti ao ver tanta coisa linda comprei mais duas revistas da Rico Design Home Decoration n.º 20 e 26, foto abaixo.

São basicamente ideias para telas algumas muito coloridas, outras algo melancólicas. Gostei especialmente do cavalo em tons de castanhos e avermelhados, das flores rosa e lirio em tons pastel, da tela em patchwork que como é obvio pintada e com texturas e não cosida com tecidos, e das telas para cozinhas.
O site apresenta a gama de produtos comercializado pela empresa e marca mas contém também na parte do catalogo alguns step-by-step. As revistas têm a única desvantagem, para mim, de serem na língua alemã a qual não domino, infelizmente.

Updates: World Bike Tour

Bom dia a todos
Tenho tido pouco tempo para colocar aqui updates das minhas andanças e projectos e o computador não me ajuda momentaneamente ao me incapacitar de escrever por deficiências técnicas. A vida é dura.
Mas começar é o que é preciso.

Fui à World Bike Tour no passado dia 26 de Junho, outra vez mas desta vez devido a uma desistência por doença de uma pessoa conhecida e não me ter inscrito a tempo e horas, aproveitei para passear um pouco, um pouco de ar livre e um pouco de exercicio fisico, muito pouco.
O ambiente nestas alturas é principalmente de espera, sim de espera. Temos de levantar cedo para se estar no local destinado para o agrupamento, fila para o transporte, o tempo que a camioneta demora a levar-nos ao local desde o Oriente até ao inicio da ponte, escolher bicicleta, para os mais entendidos verificar de uma ponta a outra se está tudo a funcionar nos conformes, conversar com os amigos, ver a paisagem, lanchar, conversar com os colegas de Bike Tour,... e podem imaginar o restante.
Mostro os verdinhos, atletas profissionais da labuta incessante de esperar pelo soar da partida.



Este ano, várias bicicletas apresentaram problemas antes da sua partida, nada de extraordinário aqui mas não era o caso de um pedal mal colocado ou de uma roda presa era o facto de que em várias bicicletas os pneus começaravam a rebentar antes de começarmos a andar nelas, deveras intrigante. E não foi só um foram vários. Mais tarde pessoas sem bicicletas, não havia mais, inacreditável. E ainda o caso de várias bicicletas que ao se colocar as mudanças saltava a corrente impossibilitando as rodas de circularem livremente, foi o que me aconteceu a mim. E assim andei algum tempo, quase todo o percurso, a empurar a bibicleta em vez de andar nela, valeu pelo exercicio :)
Nem tudo é mau pois assim consegui tirar fotos debaixo de um dos arcos da ponte o que já tive várias oportunidades de fazer mas nunca tinha o fiz.