sexta-feira, 31 de julho de 2015

Nectar, de Lily Prior

A personagem albina, Ramona, deste pequeno romance é algo...
Momentaneamente amorosa, apaixonada, cautelosa, mas sempre egoista, muito centrada em si mesma e nas suas necessidades, empurrando os outros como peões a fazer o que ela quer pois possui um aroma especial. Aqui encontramo-nos, como leitor, a pensar e desejar que algo de mal lhe aconteça, ao contrário dos outros livros.
Tem várias personagens menores, que logo se estranha, pois aparece nas primeiras folhas do livro ainda antes do romance e ficamos um pouco desnorteados, mas que não chegam a ser bem desenvolvidas. Tanta gente para quê?, pensamento recorrente ao longo do livro. Não se desenvolve muita bem a personagem, sejam elas primárias ou secundárias, mas na primeira impressão geral é de que o faz de propósito.
Faz lembrar os autos de Gil Vicente com o tema moralidade e bons costumes.
Sinopse:
Depois de "La Cucina" e mergulhando de novo na paisagem italiana, Lily Prior faz surgir como que por encanto - sim, porque "Néctar" é magia - um romance tão encantador como encantado. Expulsa do paraíso, a personagem principal, Ramona Drottoveo, uma albina tão hilariante como antipática, deliciosamente debochada, trilha o caminho do pecado até voltar ao seu jardim das delícias terrenas. Esta não é uma história moral. É um romance inteligente, imaginativo, sensual, extremamente divertido. "Néctar" é uma maravilha!
Boas leituras

Tiger = compras

olá minha gente,
Passei hoje pela loja Tiger, do Rossio, e umas coisinhas chamaram a minha atenção. Tinham uns pacotes de tecido com adesivo, com 3 padrões diferentes mas de formato pequeno, só tem 15 x 10 cm, achei-os tão amorosos que vieram para mi casa. E um saco de algodão para colorir, até trás canetas para o fazermos, este último uma graça para criançada. 
E aqui está as fotos:


O que irei fazer com eles me aguardem :)

quarta-feira, 29 de julho de 2015

segunda-feira, 27 de julho de 2015

Mousse de chocolate

Esta receita está na página 72 do Livro da coleção Manual de sobrevivência para Homens na Cozinha - Receitas para Microondas, mas sem os frutos secos, estava com preguiça de ir picá-los e saiu mais uma mousse.

Ingredientes utilizados:
200 gr de chocolate culinária
1 colher de sopa de manteiga
5 ovos
5 pacotes de acucar (7/8grs)


Bem espessa e deliciosa.

domingo, 26 de julho de 2015

Night train to Lisbon, de Pascal Mercier

 Não é que o livro seja lento, sendo uma tomada de consciência, mas foi lido com tempo para pensar e remoer certos pensamentos do suposto Amadeu Inácio de Almeida Prado, escritor/médico português. Gostei.
 Relata "o súbito olhar a vida" de um professor de latim, Gregorius, considerado como monótono, estudioso e alheado. Torna-se mesmo obcecado com as palavras que lê de Amadeu Prado ao comprar um livro seu, Ourives das Palavras. Tanto mas tanto que vem para Lisboa e tenta construir a sua vida falando com os seus familiares, amigos e conhecidos. Estes por si só demonstram o respeito e a amizade que lhe tinham mas também alguns dos seus escritos profundos, não publicados.
 Não existiu na realidade o livro Ourives das Palavras, deste autor, com muita pena minha pois adoraria ler o livro na sua completude. Nele discursa sobre a solidão, a mortalidade, a vida, a morte, a amizade, o amor e a lealdade. De salientar ainda a forma como a ditadura portuguesa é caracterizada com os seus medos e horrores, utilizando a vida de Amadeu, consequente participação na Resistência, e a sua ligação para com as palavras. Feito de uma forma digna, por alguém não-português e que não passou por ela.
Sinopse:
One day mild-mannered, middle-aged teacher Raimund Gregorious suddenly quits his ordinary life and, for no reason apparent to his colleagues or his students, sets off on a journey across Europe. haunted by a mysterious old book that seems, somehow, to speak to him personally, he embarks in search of clues to the life of its enigmatic Portuguese author, Amadeu de Prado. Gradually he uncovers the life of an extraordinary man: a child prodigy, a doctor, a philosopher and a rebel. And as Gregorious learns about Prado, he also begins a process of self-discover, looking back at his own life and the choices he has made, wondering about the man he might have been. Hurtling through the dark, Night Train to Lisbon is a profound tale, wonderfully told, propelled by the mystery at its heart. 
Boas leituras

quarta-feira, 22 de julho de 2015

Frases indiscutivelmente verdadeiras

Internal expanse.

":they delude me into believing that I, a doctor that people come to with their pains and cares, possess fabulous self-confidence and fearlessness. And this anxious trust in the look of those who seek help forces me to believe in it as long as they stand before me. But as soon as they're gone, I'd like to shout: I'm still that scared boy on the school steps, it's absolutely irrelevant, really a lie, that I sit in the white coat behind the mighty desk and give advice, don't be deceived by what, in ridiculous superficiality, we call the present.

   And not only in time are we expanded. In space, too, stretch out far over what is visible. We leave something of ourselves behind when we leave a place; we stay there, even though we go away. And there are things in us that we can find again only by going back there."

in Mercier, Pascal. (2009) Night Train to Lisbom. Atlantic Books. London. Pág. 243

terça-feira, 21 de julho de 2015

Frases indiscutivelmente verdadeiras

The disconcerting shadows of death

"Wasn't it obvious, simple and clear what their horror would consist of if, at this moment, they receive tidings of their impending death? I held the haggard face in the morning sun and thought: they simply want more of the stuff of their life, no matter how light or heavy, sparse or lush this life may be. They don't want it to end, even if they can no longer miss the absent life after the end - and know that."

in Mercier, Pascal. (2009) Night Train to Lisbom. Atlantic Books. London. Pág. 207

sábado, 18 de julho de 2015

Defender de C L Scholey

Visão futurista, seres de outro planeta atacam o nosso e viram-se contra os seres humanos, matando os homens e as mulheres desaparecem. No meio desta guerra alguns têm opiniões diferentes para o que se está a fazer e o que causa os desastres naturais, tanto nos seres estraterrestres como nos terrenos.
Encontramos no principio, Taz e a sua infância com os seus pais e as tradições no seu planeta. Os seus pais morrem muito cedo e Taz fica sozinho no mundo. É recolhido, alguns dias depois, por outro ser do seu planeta, espécie diferente, que se torna no seu "pai" mas também no seu atormentador, por vários e longos séculos. 
Ao vir a Terra Taz tem a incumbência de observar os acontecimentos e o seu povo, encontra miséria, sofrimento e confusão que os seus estão a causar no planeta. Dividido entre as suas ordens e todo o sofrimento à volta tenta salvá-las mas sem querer apaixona-se por uma mulher e a sua familia.

Sinopse:
Endless destruction defines human life in a world run amok. There are those who will pick the uncertainty of the alien sky, are the Tonans life or are they death? Macey learns first hand a Tonan warrior doesn’t apologize for who or what he is or will do. In an unforgiving new world there is one who battles his heritage. Can Taz be the defender Macey needs, or are his four hundred year old decimating roots buried too deep to refuse? Taz needs to make the decision fast. His mentor slash tormenter will come looking for him. Krish will kill Macey. Indecision rules Taz’s life until in a heartbeat he decides his fate, Macey’s fate and Earths fate. Either way—death will follow. 
Boas leituras

quinta-feira, 16 de julho de 2015

Mousse de chocolate com Mascarpone

Faz algum tempo que pensava fazer uma sobremesa mas sem saber bem qual é que faria. Ao olhar para o frigorifico surgiu a ideia ao olhar para o queijo mascarpone que lá tinha e fui cuscar o site Galbani em busca de possibilidades. Escolhi algo simples e fiz uma receita de mousse de chocolate com mascarpone.


Fica deliciosa acreditem e a receita dá para muito mais do que duas taças.

quinta-feira, 9 de julho de 2015

Almofada a caminho...- update

Pouco aqui tenho vindo mas tenho feito, aos poucos, um bocadinho de tudo que gosto. Mostro  o acréscimo na almofada.

O tempo tem sido escasso para estas bandas e seguem os projectos a cavalo no caracol.

sábado, 4 de julho de 2015

FIA 2015

Quase me esquecia da oferta que ganhei. 

É entretela autocolante, que cola a quente com a passagem do ferro de engomar. Havia uma pequena demonstração do produto, com explicações e as suas várias utilidades, e é claro, um pequeno pedaço de entretela para cada pessoa e mais um coraçãozinho para mim.

FIA 2015: Workshop de Scrapbooking

Bem foi bom muito bom para o nivel iniciante e melhor de tudo a borla. Foi realizado por intermédio da editora Tuttirev,  a revista Crochet Mais & Mais é deles, mas não têm somente revistas existem alguns livros nesta editora bastante interessantes.
A autora do livro Scrapbooking...Scrap quê?, Suzete Montemor,  foi a monitora do workshop em causa e tem também um blog com os seus trabalhos, deixo link caso queiram cuscar. Foto abaixo é o do kit, incluido no workshop, com quase todo o material que é necessário, nomeadamente papeis e decoração.
Ao longo de uma hora falou sobre os materiais, algumas técnicas e como criar o nosso pequeno album para fotos. Deixo fotos de algumas páginas para verem como ficou e algumas das técnicas utilizadas.

Stamping do fundo e carimbo de decoração palmeiras


Agluteramentos de decorações, ou clusters

Fussy-cutting do carimbo da palmeira


Agora vou a procura das fotos da viagem a Madrid e acrescentar umas coisas.

FIA 2015

Este ano calhou irmos a feira de artesanato durante o fim de semana, logo um pouco depois da hora de abertura, um pouco de resistência na entrada e notavam-se já algumas pessoas mas não o suficietne para impedir os corredores. Três pavilhões como normalmente: o primeiro com lojas/associações de municipios portugueses, o do meio mais vocacionado para outros paises e o seu artesanato, o terceiro alimentar.
E, como não podia deixar de ser, comprinhas. Um número ligeiramente antigo da revista Crochet Mais & Mais, n.º 9 (aquele que tem aquela belissima colcha/manta em crochet), dois misturadores tamanho mini e 6 carimbos em madeira indianos.

Já conhecia estes carimbos tenho um, em tamanho maior, faz algum tempo. Estes que comprei agora são bem pequenos com motivos florais ou geometricos, mas havia muitos mais feitios à venda, estes foram os que escolhi. Mostro abaixo foto só dos carimbos, em tamanho maior para se poderem ver.
Foi uma tarde bem passada e ainda tive tempo para inscrever-me e ir a um workshop. Já de seguida noutro post.