segunda-feira, 13 de junho de 2016

Como esticar o salário e encurtar o mês, de Camilo Lourenço

Livro curto, lê-se rápido.
De 2009, em que inicia as possibilidades de poupança nas áreas mais permentes da vida quotidiana, nomeadamente habitação, alimentação, energia, transportes. As desmonstrações dadas são para um salário de 1.500€, diga-se de passagem um bom rendimento mas que não impede ninguém de ter dificuldades e dívidas, e que as dicas oferecidas poderão ajudar a reduzir gastos e fazer um pé de meia. Infelizmente não me deu mais conhecimento do que aquele que já tinha e pratico.
Sinopse:
Um plano de poupança anual e investimentos, com base em sugestões e conselhos realistas e seguros.Está farto de chegar ao fim do mês sem um «tostão» no bolso? As dívidas não param de aumentar? Não sabe onde há-de arranjar mais dinheiro? Não consegue poupar?Pois bem, este é o livro de que estava à espera. O livro que o vai ajudar a resolver todos esses problemas. Num período de crise financeira e económica profunda, em que o desemprego não pára de subir e o aforro das famílias a baixar, Camilo Lourenço, jornalista de Economia, partilha consigo algumas recomendações e conselhos que o vão ajudar a Esticar o Salário e Encurtar o Mês.Sabe que se tiver cuidado com os seus gastos pode poupar o equivalente a 20% das suas despesas mensais? Pense no que isto significa se estivermos a falar de um orçamento de €1500 por mês.Com a ajuda deste livro vai reaprender a poupar. Um velho hábito que os portugueses esqueceram nos últimos 10 anos. base em sugestões e conselhos realistas e seguros. Com a ajuda deste livro vai reaprender a poupar. 
Boas leituras

domingo, 5 de junho de 2016

Loanda: Escravas, Donas e Senhoras, de Isabel Valadão

Livro pequeno, é suposto ser um romance mas de romance diria que tem pouco pois relata a vida, em Angola mais especificamente Loanda (futura Luanda), de duas mulheres durante o período que vai de 1637 a 1660 , do século XVII.
A história é nos apresentada separada, primeiro é contada a de Maria Ortega.  E segundo, a história de Anna de São Miguel, somente nesta última é que as duas se encontram e fazem parte do dia-a-dia de cada uma, e nós, leitores, percebemos o porquê de ser assim.
O melhor  mesmo é o contexto histórico dos quais destacam-se três eventos durante estes anos, restauração da independência portuguesa, que estava sob o jugo dos espanhois, conquista de Loanda aos Holandeses, e mais tarde a sua reconquista, mas além da parte histórica o quotidiano, relatando as condições da altura e o clima que enfrentavam.
Sinopse:
No século XVII, duas mulheres deixaram o seu rasto na história da cidade de Luanda. À sua volta teria gravitado um sem número de indivíduos, fidalgos, traficantes, degredados, escravos e libertos. Uns, foram personagens marcantes do seu tempo, outros, simplesmente anónimos no papel de figurantes, todos eles se fazendo parte de um específico contexto historiográfico da colónia angolana. Se existiram realmente ou se foram, apenas, o retrato fugaz de uma época, não há certezas, embora tenham perdurado de alguns vestígios de memórias escritas.» Através do retrato de Maria Ortega e Anna de São Miguel, a autora leva-nos até Luanda do século XVII, de encontro ao percurso, queda e ascensão dos escravos e exilados do reino português. Cruzando a História com um ritmo narrativo forte e surpreendente, Loanda é ainda marcada pelo tom biográfico de personagens que deixaram a sua marca naquele território. 
Boas leituras

sábado, 4 de junho de 2016

Pequeno Xaile Larkspur - update

Durante o fim-de-semana fui rematando as pontas que tinha e mostro como está.

 Tem de comprimento 108 cm e de altura, contando a sua parte mais bojuda o bico, 60 cm. E enquanto fazia fui vendo filmes vi The curse of the sleeping beauty e Jurassic world...

Bom fim de semana.

Casado até Quarta (The Weekday Brides, #1), de Catherine Bybee

Livro pequeno, de rapida leitura e agradável.
Relata a história de um conde inglês que procura uma noiva para poder ficar com a herança, e é uma das disposições de última vontade do testamento de seu pai, que vai sofrendo alterações a medida que vão sendo cumpridas. Após contactar uma agência para esse fim decide não aceitar as possiveis candidatas mas sim a própria gerente. E o amor começa.
Sinopse:
Blake Harrison: Rico, de boas famílias, encantador… e a precisar de uma mulher que se case com ele até quarta-feira. Blake pede ajuda a Sam, que afinal não é o homem de negócios que ele pensava. Pelo contrário, Blake depara com Samantha Elliot, uma mulher linda e arrojada com uma voz de fazer perder a cabeça.
Samantha Elliot:
Dona de uma agência matrimonial, ela própria não está disponível para o casamento… quer dizer, até Blake lhe oferecer dez milhões de dólares por um contrato de um ano. Não há nada de indecente na proposta dele e, além disso, o dinheiro vai ajudar imenso nas contas do médico da família de Sam. A única coisa que ela tem de fazer é guardar para si a atração que sente pelo marido e evitar a cama dele. Porém, é difícil resistir aos beijos ardentes de Blake e ao seu charme sensual são demasiado difíceis de resistir. O contrato de casamento previa tudo e mais alguma coisa… menos que se apaixonassem. 
Boas leituras