domingo, 31 de dezembro de 2023

A bendita lista - ponto de situação de 2023

Olá
Ponto de situação dos livros lidos: eu já chego a um ponto que irrita-me solenemente falar na quantidade de livros que leio deste meu desafio pois anda tão lentamente que até dói. As primeiras fotos são dos acréscimos, que como normal tiveram mais livros lidos e a última é da lista propriamente dita. Veem a quantidade (͡๏̯͡๏)



Totais:
Isto devido a uma constipação que não me largou durante último semestre do ano, e a mudança de instalações do trabalho em que o tempo de comboio diminuiu imenso, logo roubando ao tempo das leituras.
Até breve.

segunda-feira, 25 de dezembro de 2023

O amor não espera à porta (Love Walked In #1) de Marisa de Los Santos

Leitura agradável e sobre a busca do amor de Cornelia, com as voltas e reviravoltas que tal assunto envolve. Por um lado, pelo outro fala igualmente de outros tipos de amor, o de Cornelia para com Claire, filha do último ex-namorado com quem obteve uma ligação emocional mais profunda. Esta última ligação que se cria é que altera os parâmetros de Cornelia, quanto ao amor e mais importante às pessoas que ama verdadeiramente, redescobrindo a sua paixão de miúda e por reflexo tentando a sua sorte.
Escrita fluida, excelente e com várias páginas de reflexões da personagem principal mais as descrições que nos colocam ao seu lado e sua parceira nas decisões que toma.
Recomendo.
Sinopse:
Às vezes a nossa vida começa quando alguém nos empurra para dentro dela. Uma leitura fascinante.
No momento em que Martin Grace põe o pé na "casa de café" de Filadélfia que Cornelia Brown dirige, a vida dela muda para sempre. Solto e charmoso, cara chapada de Cary Grant, Martin deixa Cornelia nas nuvens. Porém, no fim de contas, Martin será mais o mensageiro da mudança do que a própria mudança…
Entretanto, do outro lado da cidade, Clare Hobbes, uma menina de onze anos de idade, é obrigada a sobreviver por conta própria, depois de a mãe, cada vez mais perturbada, ter uma crise e desaparecer. Inspirada em muitos órfãos das histórias que leu, Clare consegue ter coragem para procurar o pai. Quando pai e filha aparecem no café, Cornelia e a menina criam uma ligação tão inesperada quanto profunda. Juntas descobrem que o essencial na vida é sabermos ao certo o que amamos e porquê.
Marisa de los Santos escreve com uma minúcia cheia de delicadeza, capaz de trazer à luz as perdas e as alegrias da vida.
Boas leituras

sábado, 18 de novembro de 2023

Chosen de Christina Pope

Leitura agradável e intrigante pelo simples facto de existir Djinn nas personagens, uma forma de génio na primeira interpretação que li mas aqui retratada como uma espécie que vive ao lado dos humanos, e os combate sempre que pode e desta vez criou uma pandemia para os aniquilar. Existem dissidentes desta prática que escolhem companheiras humanas, nada mencionado se existe ou não a parte feminina nessa espécie.
Sinopse:
It became known as the Dying, and it soon wiped out almost every man, woman, and child on the face of the earth, leaving behind a pitiful remnant of the world's population. And for those left behind, the struggle has just begun....
Jessica Monroe is one of the few survivors of the Dying. As she struggles to make her way through the ruins of civilization to a place of safety, she finds herself guided by the gentle voice of an invisible being she thinks of as her guardian angel. When she discovers that he is no angel at all, she realizes the destruction of humanity was only the first step in an even larger plan.
Boas leituras

segunda-feira, 6 de novembro de 2023

Forever (The Lair of the Wolven #2 ) de J.R. Ward

Leitura agradável sobre um novo grupo de vampiros, que são lobos grandes, nesta série. Aqui conhecemos a situação de Lydia, a loba das montanhas, e o seu namorado, Daniel, que a tentou matar e explodir o laboratório farmacêutico a que vai ter mais tarde para tratamento para o seu cancro. Muitas questões ao revermos Xhex e marido, John, e conhecemos o seu irmão, também não muito bem visto na sociedade sympath. E depois aparecem os cyborgs (●̮̮̃•̃) (͡๏̯͡๏) (●̮̮̃●̃)(•̪̀●́) never saw that coming
Sinopse:
Lydia Susi and Daniel Joseph’s story continues in the Lair of the Wolven series from #1 New York Times bestselling author J.R. Ward.
For Lydia Susi, there is no sweet sorrow in saying goodbye to the man she loves. As a wolven hiding among humans, she’s used to being alone—until destiny gives her the kind of love she never dared to dream about. But after a sudden devastating diagnosis, grief is the only thing she sees in her future.
As an operative for a clandestine arm of the United States government, Daniel Joseph always expected to die an early death. He just assumed it would be out in the field—not in a laboratory hospital bed. With his time running out, he refuses a potentially lifesaving treatment to focus on making sure that Lydia finds her wolven clan.
Following an attack on the lab’s compound, Daniel fears his former boss is coming after the two of them. Marshaling his strength, he must call on all of his training to protect his love…even if it means her moving on without him.
Boas leituras

sexta-feira, 3 de novembro de 2023

Rebecca de Daphne du Maurier

Leitura agradável e singela, sobre uma casa, Manderley, e as suas mulheres, escrito na forma gótica, com sombras e duplo sentido para as coisas, e lembrar que foi escrita antes da Segunda Grande Guerra e escrita por uma mulher.
As personagens femininas caracterizam a mulher-criança e a mulher-monstro. Neste último tem duas vertentes personificadas na personagem de Mrs. Danvewrs, a governanta que parece omnipresente em Manderley, aparecendo ao pé da nova Mrs de Winter e assustando-a, contando estórias da falecida Rebecca, a anterior esposa de Mr. de Winter, e a própria Rebecca, criatura bela, agradável, boa dona de casa mas descrita pelo marido como uma criatura vil que somente se amava a si própria. E depois temos a mulher-criança, a nova Mrs. de Winter, da qual nem o nome sabemos, inocente e ingénua nos seus 19 anos que chega a Manderley.
Sinopse:
"Last night I dreamt I went to Manderley again..."
Ancient, beautiful Manderley, between the rose garden and the sea, is the county's showpiece. Rebecca made it so - even a year after her death, Rebecca's influence still rules there. How can Maxim de Winter's shy new bride ever fill her place or escape her vital shadow?
A shadow that grows longer and darker as the brief summer fades, until, in a moment of climatic revelations, it threatens to eclipse Manderley and its inhabitants completely...
Boas leituras

terça-feira, 24 de outubro de 2023

O Retiro (Detective Elin Warner #2) de Sarah Pearse

Leitura agradável sobre Elin, a investigadora policial que veio de baixa para ajudar na investigação de um homicídio e se vê envolta numa ilha paradisíaca mas com um histórico macabro conturbado por interesses contraditórios dos seus proprietários, legítimos ou não. Ao longo do caminho compreendemos que existe na família da vitima muitas questões por resolver que vão surgindo a medida que a investigação prossegue e atrapalha as emoções do dia-a-dia. Mais tarde ligações a outros homicídios de adolescentes num campo de férias vêm ao de cima e trás ligações a este agora executado trazendo uma nova reviravolta ao enredo.
A personagem Elin, antes de baixa por causa psicológica devido a um trauma causado por outra investigação, apercebe-se que sentia a falta da excitação da procura e de juntar as pistas do puzzle ao tentar recriar e resolver os crimes existentes, algo que o namorado julga ser contra producente para sua recuperação e deseja que se afaste e deixe outra pessoa investigar. Descobre igualmente a parte que o seu namorado tinha nos crimes com mais de 20 anos, sendo ele uma das vítimas bem como a sua irmã Farrah.
Sinopse:
Um oásis de paz… no Rochedo da Morte
Uma exclusiva e luxuosa estância destinada ao bem-estar é inaugurada numa ilha ao largo da costa inglesa, prometendo descanso e relaxamento totais a quem a frequentar – mas a própria ilha, conhecida como o Rochedo da Morte, tem um passado sombrio, e os rumores de que está amaldiçoada são mais do que meros boatos.
Quando um corpo é encontrado nas rochas abaixo do pavilhão de ioga, a detetive Elin Warner é chamada ao local para investigar aquele trágico incidente. Aparentemente, a vítima é uma desconhecida – alguém que não era suposto estar na ilha.
No dia seguinte, uma atividade de mergulho resulta noutra morte, e Elin começa a suspeitar que não há nada de acidental por detrás destes acontecimentos. Mas por que motivo alguém teria na sua mira os hóspedes do retiro? E quem será a próxima vítima?
Elin tem de descobrir quem é o assassino – antes que a história da ilha se repita…
Boas leituras

quinta-feira, 19 de outubro de 2023

O meu vestidinho azul de Bruno Maddox

Leitura agradável e um bocado, muito mas muito, irónica e cruel nos seus relatos na personagem da velhota com mais de 100 anos de vida, até chegarmos mais para o fim da história e somos confrontados com a real razão da existência desta história, uma justificação para a namorada de Bruno do que ele faz, escrever peças de teatro que nunca se realizam. 
Muito simbólico para reflectir uma sociedade moderna, do século XX, a atual com todos os seus maneirismos e excentricidades e alguns malucos à mistura pois trata-se de uma crítica a essa sociedade.
Sinopse:
O século XX foi excepcional. Assistiu a importantes progressos nas áreas da psiquiatria, da física e da moda feminina; a duas guerras espectaculares, aos anos 60, aos anos 20, à publicação de Samitério das Mascotes, de Stephen King, ao desenvolvimento do modem e do fax integrados... A lista nunca mais acaba. Considerando estes marcos vívidos e memoráveis, o leitor poderia pensar que, para um jovem com um palmo de testa, seria uma tarefa bastante simples forjar uma autobiografia de uma mulher centenária numa única noite, apesar de não ser uma mulher e ter vivido apenas vinte e tal anos desse século riquíssimo em acontecimentos. Sim, poderia pensar isso, mas, na verdade, estaria errado. A verdade é que estaria errado.
O Meu Vestidinho Azul é o tipo de livro com que os editores sonham. Sendo as memórias de uma animada mulher com cento e tal anos, nascida a 1 de Janeiro de 1900, é a história de uma vida que estimula a imaginação do leitor: a tranquilidade da Inglaterra rural no virar do século, a efervescência da Paris nos anos 20, Londres durante a Grande Depressão dos anos 30, e a cena artística novaiorquina dos anos 60.
Contudo, hum. Para uma mulher que diz ter vivido todo o século XX, o nosso narrador, desde o início, parece não saber muito sobre a sua história. E, já agora, sobre ser mulher. Tudo se torna claro com o desenrolar da história desta mulher e a revelação dos seus espantosos segredos.
Imensamente divertido e brilhantemente concebido, O Meu Vestidinho Azul é a estreia ficcional mais hilariantemente audaz. História de amor e intriga policial, sátira de inteligência nabokoviana, constitui uma introdução gloriosa a um talento literário excepcional.
Boas leituras

segunda-feira, 9 de outubro de 2023

This wicked fate (This Poison Heart #2) de Kalynn Bayron

Leitura agradável, mantendo o twist nos deuses gregos que acompanham a história, apanha a história onde a outra terminou, com a chegada de Circe a sua casa, recebendo as visitas "as novas proprietárias" e os vizinhos. Esta história tem um ritmo mais lento, iniciando a aventura mais ou menos a meio e poderiamos dizer que mantém o tema iniciado anteriormente de ser sobre o amor e as diferentes formas de ele existir. Veriicável tanto no amor das plantas por Bri, refletindo essa adoração na forma como protegem a propriedade dela e sua própria pessoa, com vários reparos sobre botânica que são encontrados ao lermos, e depois transmite-se para fora do jardim secreto com o auxilio às maleitas existentes das pessoas de diferentes religiões e estratos sociais que procuram a botica. Visivel igualmente e também na união da familia, por sangue e não só, pois temos as mães de Bri, que a adoptaram e restante familia de avó e tia, e a sua familia que conhece agora com a tia Circe, que se cuidam e ajudam quando tal é necessário.

"We find purpose in the way we help others"

Sinopse:
How much would you risk to save the ones you love? Would you tempt even the most dangerous fate?
Briseis has one chance to save her mother, but she'll need to do the impossible: find the last fragment of the deadly Absyrtus Heart. If she is to locate the missing piece, she must turn to the blood relatives she's never known, learn about their secret powers, and take her place in their ancient lineage. Briseis is not the only one who wants the Heart, and her enemies will stop at nothing to fulfill their own ruthless plans. The fates tell of a truly dangerous journey, one that could end in more heartache, more death. Bolstered by the sisterhood of ancient magic, can Briseis harness her power to save the people she loves most?
Boas leituras

sábado, 30 de setembro de 2023

Antes que as Memórias Desapareçam (Before the Coffee Gets Cold #3) de Toshikazu Kawaguchi

Continuo mantendo para este, e os dois anteriores, as mesmas premissas de "Leitura agradável, rápida mas simples e leve, "qb" elaboração no enredo mas emocional." Aqui falamos de outro café, não o Funiculli Funiculla, mas chama-se Donna Donna e é gerido pela mesma familia. Mais situações de familia ou amigos que desejam voltar atrás e ver a situação passada ou outros olhos reconcliando-se com os seus mortos, um que nem sabia que o queria fazer.
Sinopse:
Se tinha saudades do nosso café, imagine como é bom o que temos para lhe dizer:
A família tem outro espaço, em Hakodate, no Japão.
No Donna Donna, as viagens no tempo estão só a começar.
Da grande janela do Café Donna Donna, já se avista o outono a pintar a paisagem que dá para o porto de Hakodate. O estabelecimento é dirigido por Nagare Tokita, também dono do Funiculi Funicula, em Tóquio. Aqui, no Donna Donna, diante de uma chávena de café bem quente, os clientes também recebem muito mais: a possibilidade de viajar até ao passado.
Do autor de dois dos maiores bestsellers internacionais dos últimos tempos, Antes Que as Memórias Desapareçam leva-nos até a um lugar onde o passado pode, subitamente, ser diferente. Nestas páginas, encontramos quatro novas personagens que procuram a magia que outras encontraram no Café Funiculi Funicula: uma filha privada do amor dos pais ainda muito jovem, agora órfã, que não os consegue perdoar; um comediante que sofre pela perda do seu amor e dos sonhos que partilhavam; uma irmã que não conseguiu pedir desculpa à outra e agora se sente presa e oprimida pela culpa; e um jovem rapaz para quem um simples «amo-te» é um obstáculo intransponível. Mas lembrem-se: as viagens no tempo têm condições e riscos.
Quantas coisas gostaríamos de mudar no nosso passado? Mas não será mais importante aprender com ele e viver no presente?
Boas leituras

terça-feira, 19 de setembro de 2023

O Rapaz e o Cão de Seishū Hase

Leitura agradável em que conhecemos Tamon, o cão, e a sua busca pelo menino do seu coração, por regiões do Japão após destruição causada por causa natural, território onde antes ocorrera um terramoto e um tsunami, e devastou a região costeira e a mesma ainda se encontra em recuperação. Aparece pela primeira vez na história ao pé de uma pequena mercearia e quem lá estava, na sua pausa a fumar e a beber o seu café, decide dar-lhe de comer um petisco. Aparenta más condições esfomeado, sequioso e cansado e vai ficando com o homem que lhe deu comida e descansando. A medida que o tempo avança irá tocar noutras pessoas, direta ou indirectamente, alterando a forma como vêem a vida e por elas será tocado. A história é contada numa linguagem simples que nos permite visualizar a situação e as personagens descritas com claridade.  Ao longo da história e nos cinco anos descritos, conhecemos, um por cada capitulo, uma pessoa, ou pessoas, diferente seja o rapaz das entregas, o ladrão, o casal a viver nas montanhas, uma prostituta e um caçador idoso a viver nas montanhas à espera de "arrumar as botas".
A história demonstra como um cão mesmo não falando connosco na nossa linguagem se faz compreender pela atitude e gestos o que pensa de nós e daquilo que fazemos. A cada pessoa que conhece na sua viagem, vai dando ajuda como anjo da guarda, ou deus na cultura japonesa, nem que seja na forma de compreender que o que está a fazer não é correto e condenável tanto para os humanos como para o cão.
Sinopse:
Um cão vai tocar a vida de todas as pessoas que encontra, enquanto faz um longo caminho para reencontrar alguém muito especial.
Um romance inspirador sobre o poder dos afetos e dos laços.
Um terramoto, seguido de um tsunami, atinge o Japão. Pouco tempo depois, com a paisagem ainda devastada pela força da natureza, em frente de uma loja, Kazumasa, um rapaz que tenta refazer a vida para ajudar a mãe, encontra um cão perdido. Ao pescoço, na coleira, o animal traz uma pequena placa com o nome Tamon e parece estar esfomeado. nos seus olhos, o rapaz vê uma doçura imensa, e rapidamente acha que Tamon é o seu anjo da guarda. Mas, naqueles olhos, há também, sempre, laivos de expectativa, e o cão teima em procurar qualquer coisa, sempre virado para sul. Que quer Tamon? Para onde caminha?
Kazumasa é a primeira de muitas pessoas que Tamon vai encontrar - e cujas vidas vai encher de esperança - no longo caminho para reencontrar alguém muito especial. Quantos corações pode Tamon cativar? E quem o espera no fim da viagem?
Vencedor do prémio Naoki, este é um romance em que pequenos pontos de luz se vão, lentamente, unindo para afastar as sombras da tristeza e formar o tão delicado como forte reflexo do amor.
Boas leituras

segunda-feira, 11 de setembro de 2023

A Parteira Alemã de Mandy Robotham

Leitura agradável mas inesperada na quantidade de dados clinicos falados e entrecruzados na história, sobre casos de gravidezes, seus sintomas e as reações tanto das mães como da familia e ajudantes, seja médicos ou auxiliares ou  mesmo de outras enfermeiras. 
A história explora mais o lado alemão da guerra, durante a Segunda Grande Guerra, na personagem de Anke, uma parteira, que primeiro trabalhava num hospital na secção de nascimentos, em que tinham um código de excelência ariana a aplicar aos bébés nascidos (os considerados deficientes da excelência ariana eram rapidamente eliminados), num primeiro momento, e depois, na maior parte, aquando da existência de prisões de mulheres, que apareciam grávidas e não conseguiam trabalhar nos estágios mais avançados da gravidez, e não permitiam a chefe da ala onde estavam, cumprir as duras metas impostas nas fábricas. O segundo momento inicia quando Anke é recrutada para o auxilio de um bébé muito especial, num local remoto e escondido algures numa montanha.
Este segundo momento explora a possibilidade de Eva Braun, a namorada da Alemanha, de ter estado grávida e o nascimento ter ocorrido. Aqui temos o receio de Anke pela sua familia pela ameaça direta dada caso falhe, ou fuja, à tarefa atribuída de prestar os cuidados necessários a parturiante, ao temor existente nas visitas efetuadas por outros alemães, dos mais altos circuitos à parturiante, incluindo do próprio Fuhrer, com a tensão e cansaço que essas visitas lhe causam, ao confronto existente em Anke ao poder ser confrontada frente a frente com um deles e que reação sua será moralmente aceite pelos seus pares alemãs, e os outros: como lhe contar? e poderei contar?, e ainda as ameaçãs recebidas contra a criança a nascer: são elas da Resistência, e são do Fuhrer, são dos alemães contra oo regime alemão ou são dos aliados que aparecem nos locais mais inesperados.
Dentro deste segundo momento, temos uma relação amorosa que nasce, entre Anke e Dieter, seu controlador, que está fadada ao destino pois uma proscrita e um oficial alemão não poderão juntar-se quando estão em lados opostos da guerra, e em que Anke tem uma aparência pouco ariana. A personagem de Dieter demonstra o lado alemã no que é esperado na sua conduta e o fim que acontece caso tal não seja efetuado. Temos as conversas, o afeto criado entre ambos, e no fim, a ajuda dada por este oficial para salvaguardar uma criança com a sua vida. 
Adorei e recomendo.
Sinopse:
Alemanha, 1944.
Anke Hoff, prisioneira do campo de concentração de Ravensbrük faz o que pode para manter vivas as suas companheiras grávidas e os bebés recém-nascidos. Mas quando o seu trabalho é notado, é escolhida para uma tarefa bem mais perigosa.
Eva Braun está grávida do filho do Führer Anke é retirada do campo para Berghof, casa refúgio de Hitler, para trazer ao mundo o filho de Eva Braun. Se recusar, a sua família morrerá. Anke vê-se perante uma escolha impossível. Dividida entre o dever de parteira e o ódio pelo regime para o qual agora trabalha.
A viver uma vida que nunca poderia ter imaginado, Anke apaixona-se por um oficial alemão e cedo o casal é confrontado com os perigos desta relação proibida.
Poderá o seu amor sobreviver aos horrores da guerra?
E mais importante, conseguirão encontrar a felicidade?
Boas leituras