segunda-feira, 20 de maio de 2019

O profeta, de Khalil Gibran

Leitura rápida e agradável.
Numa espécie de  diálogo fala o profeta Almustafá com o povo de Orifalés sobre vários tópicos escolhidos ao acaso e com veia simbólica desde a morte, a beleza, o ar, etc. Não são diálogos muito longos ou grandes mas sim de forma resumida e com o essencial de cada ponto.  Contém ainda alguns apontamentos da vida pessoal do próprio Almustafá, o profeta, como o facto de ter estado ausente durante anos  da sua terra natal, uma ilha, a morte dos pais durante esse tempo de ausência, a visita a ilha e revisão do Jardim, onde decorre a segunda parte, publicada mais tarde. Algo simples mas com conteúdo.
Sinopse:
A simplicidade é o último degrau da sabedoria.Publicado pela primeira vez em 1923, reeditado constantemente desde então e traduzido em todo o mundo, esta é uma das obras mais bem-amadas da literatura universal. A sua linguagem, permeada de uma beleza poética profunda, mas ao mesmo tempo de uma simplicidade encantadora, liberta de qualquer elaboração retórica, tem cativado leitores das mais diversas épocas e culturas. Pela voz do profeta Almustafá, são evocados os mais profundos impulsos e desejos da mente e da alma humanas. Este comovente canto da existência leva-nos numa viagem de descoberta da nossa própria paisagem interior, convidando a uma reflexão autêntica e sentida. Esta edição inclui ainda a obra O Jardim do Profeta, publicada postumamente, que constitui uma celebração da beleza mística da natureza, tendo sido escrita como complemento a O Profeta.
Boas leituras

sexta-feira, 17 de maio de 2019

Uma paixão de Danielle Steel

Leitura agradável sobre a amizade, que se pode transformar em algo muito mais interessante.
A primeira personagem que entramos em contacto é William Thigpen, o Bill da história, que conhecemos um pouco do seu percurso de vida: escritor sem trabalho, casado com dois filhos e que vê a sua hipótese aparecer quando começa a escrever para a televisão, e é aqui que a sua carreira começa verdadeiramente. Com o trabalho vem as noites fora de casa, sem tempo para a mulher e os filhos que adora e quando atinge o ponto mais alto da sua carreira tem de mudar para o outro lado da América e a nível pessoal tudo desaba, a mulher pede o divórcio e a custódia dos filhos. O principio admito que pensei ser um drama pois tinha laivos de psicopata, ele perseguindo a rapariga pelo supermercado e tentando encontrá-la depois dessa primeira vez noutros locais.
Adrian pensava que tinha tudo na vida: casa bonita e moderna, marido lindo e altamente competitivo, trabalho remunerado e constante, até ficar grávida e isso ser contra os desejos do marido e só ficar o trabalho. Mergulha no desespero a pensar que o marido irá voltar para ela, que foi só um incompreendido. Quase até ao fim Adrian continua a pensar dessa forma até ao anscimento do filho mas aí chega a conclusão que o ex-marido não deseja mesmo crianças e finalmente casa com Bill e deixa-o adoptar o seu filho.
Gostei.
Sinopse:
Bill Thigpen, writer producer of the No.1 daytime TV drama was so busy watching his career soar that he never noticed his marriage collapse. Now, nine years later, living alone in Hollywood, even without his wife and kids, his life and success are still reasonably sweet. Top-of-the-chart ratings, good-natured casual affairs, and special vacations with his two young sons. His life is in perfect balance, he thinks.
Adrian Townshed thought she had everything: a job she liked as a TV production assistant and a handsome husband who was a rising star in his own field. In as enviable life they'd worked hard for--the American Dream. Until she got pregnant. Suddenly all she had was chaos. And Steven's ultimatum. Him or the baby. The question was: did he mean it? He did.
Bill Thigpen and Adrian Townshed collided in a supermarket. And the very sight of her suddenly makes him want more in his life.... a woman he really loves, a real family again. But does he need the heartache of another man's baby, another wife? Neither does. But they couldn't help it.
Danielle Steel touches the Heartbeat of two wonderful people as their friendship deepens into love, as they meet the obstacles that life presents with humor, humanity, and courage.
Boas leituras

sábado, 11 de maio de 2019

Dear Mrs Bird de A J Pearce

Leitura rápida e agradável. Dirigido ao público jovem e relata o dia-a-dia na cidade londrina durante a Segunda Grande Guerra, com os bombardeamentos dos alemães, e os estragos causados, com as forças civis tentando reduzir os riscos de incêndio, mas também o que comiam e como trabalhavam para sobreviver.
Emmy trabalha numa associação de advogados/solicitadores, depois do trabalho faz umas horas durante a noite, no acompanhamento telefónico dos bombeiros, vive com a melhor amiga, Bunty, num pequeno prédio da familia dela, nas águas-furtadas e sonha em ser jornalista. Surge um anúncio no jornal para uma vaga e Emmy começa a fazer planos de pesquisar noticias e de ir a procura com os colegas de coisas a relatar, que dura até à entrevista, aceitando a proposta. A realidade quando se instala começa a trabalhar e não será jornalista mas uma espécie de secretária para Henriquetta Bird, que tem uma "coluna de recados" na revista Women's Friend, tipo Fada do Lar. A vida não é nada do que pensava que seria mas Emmy emociona-se com as questões colocadas pelos seus leitores sobre os temas mais variados mas infelizmente a grande maioria não são escolhidos para constar na coluna devido as regras estabelecidas por Henrietta, uma lista extensiva de assuntos tabu, a não colocar para ela ver. Decide responder a uma dessas cartas, primeiro pessoalmente escrevendo em nome de Bird, depois colcoa resposta na revista a uma dessas cartas, e quando dá por si tem mais de vinte respondidas, com agradecimento feito por carta da própria leitora, com aumento das leitoras assíduas da revista e bem como alguns pais insatisfeitos com as escolhas feitas pelas filhas/mulheres.
Achei muito bom, principalmente quando a sua metediça curiosidade e empatia com os outros ajuda a amiga a sobreviver, ao desespero de ter perdido o noivo num bombardeamento, e ter ficado  deformada numa perna, a ter ultrapassado a decisão do seu noivo quando desmancha o noivado e o comunica por telegrama, enquanto está em missão no outro lado do mundo.
Sinopse:
London, 1940. Emmeline Lake is Doing Her Bit for the war effort, volunteering as a telephone operator with the Auxiliary Fire Services. When Emmy sees an advertisement for a job at the London Evening Chronicle, her dreams of becoming a Lady War Correspondent suddenly seem achievable. But the job turns out to be working as a typist for the fierce and renowned advice columnist, Henrietta Bird. Emmy is disappointed, but gamely bucks up and buckles down.Mrs. Bird is very clear: letters containing any Unpleasantness must go straight in the bin. But when Emmy reads poignant notes from women who may have Gone Too Far with the wrong men, or who can’t bear to let their children be evacuated, she is unable to resist responding. As the German planes make their nightly raids, and London picks up the smoldering pieces each morning, Emmy secretly begins to write back to the readers who have poured out their troubles.Prepare to fall head over heels for Emmy and her best friend, Bunty, who are gutsy and spirited, even in the face of a terrible blow. The irrepressible Emmy keeps writing letters in this hilarious and enormously moving tale of friendship, the kindness of strangers, and ordinary people in extraordinary times.
Boas leituras

quarta-feira, 8 de maio de 2019

Dream a little dream

Leitura agradável.
Rachel é o epítome da santidade mas desacreditada em todas as mentes da sua cidade natal, devido principalmente ao trabalho do seu marido, padre evangélico que transmite pela televisão as suas missas e orações, e ter enchido os cofres roubando aos seus ouvintes manipulando-os, fazendo os acreditar em algo que não teriam. Quando volta a sua cidade natal é enjeitada por aqueles que mais próximos  do seu marido bem como repelida por os que mais perderam com a fuga dele. É empregada por Gabe, irmão do padre local, mas mesmo assim posta de lado. Gabe é perseguido pela felicidade que antes tinha na forma da sua mulher e filho, ambos falecidos devido a um acidente de carro. Meio sombra do que era deseja Rachel mas não consegue encarar o filho dela, por lembrar demais o seu falecido Jaime.
Recomendo.
Sinopse:
A Desperate Young Mother
Rachel Stone's bad luck has taken a turn for the worse. With an empty wallet, a car's that's spilling smoke, and a five-year-old son to support, she's come home to a town that hates her. But this determined young widow with a scandalous past has learned how to be a fighter. And she'll do anything to keep her child safe—even take on. . .
A man With No Heart
Gabe Bonner wants to be left alone, especially by the beautiful outcast who's invaded his property. She has a ton of attitude, a talent for trouble, and a child who brings back bad memories. Yet Rachel's feisty spirit might just be heaven-sent to save a tough, stubborn man.
Dare To Dream
Welcome to Salvation, North Carolina—where a man who's forgotten what tenderness means meets a woman with nothing to lose. here two endearing lovers will set off on a funny, touching journey of the heart. . .to a place where dreams just might come true.
Boas leituras