sábado, 11 de maio de 2019

Dear Mrs Bird de A J Pearce

Leitura rápida e agradável. Dirigido ao público jovem e relata o dia-a-dia na cidade londrina durante a Segunda Grande Guerra, com os bombardeamentos dos alemães, e os estragos causados, com as forças civis tentando reduzir os riscos de incêndio, mas também o que comiam e como trabalhavam para sobreviver.
Emmy trabalha numa associação de advogados/solicitadores, depois do trabalho faz umas horas durante a noite, no acompanhamento telefónico dos bombeiros, vive com a melhor amiga, Bunty, num pequeno prédio da familia dela, nas águas-furtadas e sonha em ser jornalista. Surge um anúncio no jornal para uma vaga e Emmy começa a fazer planos de pesquisar noticias e de ir a procura com os colegas de coisas a relatar, que dura até à entrevista, aceitando a proposta. A realidade quando se instala começa a trabalhar e não será jornalista mas uma espécie de secretária para Henriquetta Bird, que tem uma "coluna de recados" na revista Women's Friend, tipo Fada do Lar. A vida não é nada do que pensava que seria mas Emmy emociona-se com as questões colocadas pelos seus leitores sobre os temas mais variados mas infelizmente a grande maioria não são escolhidos para constar na coluna devido as regras estabelecidas por Henrietta, uma lista extensiva de assuntos tabu, a não colocar para ela ver. Decide responder a uma dessas cartas, primeiro pessoalmente escrevendo em nome de Bird, depois colcoa resposta na revista a uma dessas cartas, e quando dá por si tem mais de vinte respondidas, com agradecimento feito por carta da própria leitora, com aumento das leitoras assíduas da revista e bem como alguns pais insatisfeitos com as escolhas feitas pelas filhas/mulheres.
Achei muito bom, principalmente quando a sua metediça curiosidade e empatia com os outros ajuda a amiga a sobreviver, ao desespero de ter perdido o noivo num bombardeamento, e ter ficado  deformada numa perna, a ter ultrapassado a decisão do seu noivo quando desmancha o noivado e o comunica por telegrama, enquanto está em missão no outro lado do mundo.
Sinopse:
London, 1940. Emmeline Lake is Doing Her Bit for the war effort, volunteering as a telephone operator with the Auxiliary Fire Services. When Emmy sees an advertisement for a job at the London Evening Chronicle, her dreams of becoming a Lady War Correspondent suddenly seem achievable. But the job turns out to be working as a typist for the fierce and renowned advice columnist, Henrietta Bird. Emmy is disappointed, but gamely bucks up and buckles down.Mrs. Bird is very clear: letters containing any Unpleasantness must go straight in the bin. But when Emmy reads poignant notes from women who may have Gone Too Far with the wrong men, or who can’t bear to let their children be evacuated, she is unable to resist responding. As the German planes make their nightly raids, and London picks up the smoldering pieces each morning, Emmy secretly begins to write back to the readers who have poured out their troubles.Prepare to fall head over heels for Emmy and her best friend, Bunty, who are gutsy and spirited, even in the face of a terrible blow. The irrepressible Emmy keeps writing letters in this hilarious and enormously moving tale of friendship, the kindness of strangers, and ordinary people in extraordinary times.
Boas leituras

Sem comentários:

Enviar um comentário