sábado, 28 de dezembro de 2024

A Noite em que o Verão Acabou de João Tordo

Leitura agradável, longa e refletiva sobre variados assuntos além da relação do próprio Pedro com a filha de Noah Walsh, a Laura; com a literatura e a vida de escritor, o seu futuro; com Pedro/Laura e a testemunha, com Pedro e os habitantes de Chatlam que contam outra versão dos acontecimentos que Laura lhe deu, além dos homicídios que descobertos ao longo da história que descrevem a justiça americana como rápida mas não encontrando o verdadeiro culpado mas sim abafando o caso com o primeiro suspeito.
Sinopse:
14 de Setembro de 1998. O dia em que Chatlam, uma pequena vila americana, acordou em choque com o homicídio de Noah Walsh. O principal suspeito: a sua filha de dezasseis anos. No Verão de 1987, o adolescente Pedro Taborda apaixona-se por Laura Walsh, a filha mais velha de um magnata nova-iorquino. Ela e Levi – uma criança misteriosa – passam férias com os pais no Lagoeiro, uma pacata cidade algarvia. Rica e moderna, a família Walsh tem tudo para dar muito nas vistas no sul de Portugal. Inebriado pelas formas perfeitas e pelos modos ousados de Laura, Pedro encontra na rapariga americana o seu primeiro amor. Mas quando o Verão acaba, a família Walsh regressa aos Estados Unidos e o destino fica por cumprir.
Dez anos depois, Pedro, decidido a tornar-se escritor, vai estudar para Nova-Iorque. Fascinado com Gary List, antigo prodígio das letras americanas, chega aos Estados Unidos determinado a perseguir os sonhos da juventude. Ao reencontrar Laura, está longe de suspeitar que esse acaso o mergulhará no crime mais falado dos anos noventa, o homicídio do milionário Noah Walsh.
Com um segundo homicídio a atrapalhar a investigação e uma corrida para salvar Levi, de apenas dezasseis anos, acusada de matar o pai, Pedro e Laura enredam-se irremediavelmente na teia de segredos que envolve a família Walsh, desde os anos quarenta do século XX até ao impensável desfecho nas primeiras décadas do novo milénio.
Porque em Chatlam – e neste thriller imparável – nada é o que parece.
O QUE ESCONDE LEVI WALSH?
Boas leituras

quinta-feira, 12 de dezembro de 2024

Lenço de pescoço elegante (inspirado no cachecol SOPHIE) Tutorial de crochê

Bom dia, mostro o que anda nas minhas mãos. Iniciado hoje este cachecol fininho para tapar o pescoço e como tal pouco tenho para mostrar. A agulha é numero 3 e o fio contém 75% de lã e 25% de poliamida num bonito tom azul cinza, mais clarinho do que aparece na imagem.
Fica aqui o vídeo do youtube para me lembrar e caso queiram ver como se faz.
Até breve

segunda-feira, 2 de dezembro de 2024

Care December 2024 - pressed flowers

 Hoje foi flores secas e prensadas:

O aquecimento, utilizando Magicals da Lindys Gang no tom french lilac violet e como nunca tinha utilizado serviu para experimentar um pouco os vários tons que posso obter sendo o violeta o mais escuro e acrescentando gesso um lilás mais claro, que deu depois a cor do fundo da página acima.
Até amanhã

domingo, 1 de dezembro de 2024

Care December 2024 - Salmon

Cá vai a minha página utilizando os mesmos itens mas com uma roupagem diferente:

O aquecimento antes da página propriamente dita:
Os restos de tinta, excedi-me, deu para mais duas páginas:


Até amanhã

Care December 2024

Bom dia, inscrevi-me outra vez nesta iniciativa e neste ano de 2024 que passa cada vez mais depressa. Vamos "artesanar" com a cor cor-de-rosa e as suas variadas nuances e tons pois este foi o tema escolhido, falaram da sua história ao longo dos anos e as diferentes interpretações em cada país.
Os materiais a utilizar serão colocados numa caixa para mais fácil transporte e trabalho:

. bloco de esboço/diário criativo da Art Creation com  12x12 cm
. pacote de papel com texturas e cores , adquirido faz tempo no ebay
. tintas acrilicas
E de seguida mostro o trabalho de hoje à noite em imagens para verem o que fiz.

sábado, 2 de novembro de 2024

A menina na falésia de Lucinda Riley

Leitura agradável, um pouco longa a iniciar mas vale a pena, com várias retrospectivas ao passado para explicar a história da família Ryan, e por consequência da família Lisle, ambas da Irlanda, e com diferentes elementos da família a perecerem pelo caminho e dando o seu colorido ao enredo, por vezes dando igualmente uma volta de 180 graus. 
Gostei.

Sinopse:
Grania Ryan tem em Nova Iorque a vida com que sempre sonhou. Tudo é perfeito até ao dia em que o seu desejo mais íntimo é brutalmente estilhaçado. Arrasada, Grania decide voltar à Irlanda e aos braços da sua adorada família. E é aqui, à beira de uma falésia, que conhece Aurora Lisle, a menina que vai mudar profundamente a sua vida. A ligação entre ambas é imediata e profunda. Pouco a pouco, Grania descobre que as histórias das suas duas famílias estão estranha e intrinsecamente ligadas… De um agridoce romance na Londres do tempo da grande guerra a uma relação tempestuosa na Nova Iorque contemporânea; da devoção a uma criança terna e carente a memórias esquecidas de um irmão perdido, o passado e o presente das famílias Ryan e Lisle estão unidos há um século. Cem longos anos de equívocos e segredos, paixões e ódios… Apenas a intuição e a coragem de Aurora poderão quebrar o feitiço e vencer as barreiras que o passado ergueu. Assombrosa, terna e comovente, a história de Aurora é uma inspiração para todos nós. Um exemplo de como a esperança e o amor podem ultrapassar todas as perdas.
Boas leituras

sexta-feira, 11 de outubro de 2024

irmãs debaixo do sol nascente de Heather Morris

Leitura agradável e fresca no sentido de ter lido poucos relatos ocorridos fora da Europa e independente do tema ser triste, pois retrata situações ocorridas durante a segunda grande guerra de dificuldades e desafios, mas considero que a escrita está bem fluida, direta intercalando reflexões e pensamentos da enfermeira e da musicóloga com factos reais.
Acompanhamos as situações familiares e pessoais de diferentes pessoas antes da guerra ser declarada no outro lado do oceano pacifico em 1942, e os preparativos dos mesmos para enviar família e pontos de encontro para o caso de Norah Chambers e filhos e respetivos pais. Da parte das enfermeiras australianas lemos sobre a mobilização das mesmas para fora de Singapura com o envio dos seus doentes em barcos ou para outros hospitais. É claro que advínhamos que a grande maioria não chegará ao destino.
Temas abordados: a amizade entre mulheres, o sentido de entreajuda, sacrifícios para o bem comum, a vida num campo de concentração feminino, a chegada de mulheres holandesas ao campo.
Recomendo.

 Sinopse:

Tentaram calá-las mas as suas histórias não podiam ser esquecidas. Descubra o novo e extraordinário romance da autora de O Tatuador de Auschwitz.
É preciso salvá-la. Eis o que terá pensado Norah Chambers, uma música inglesa, quando faz embarcar a filha de oito anos num navio para fugir de Singapura. Estamos em plena Segunda Guerra Mundial, o exército japonês avança. E esta mulher fica para trás, para cuidar do marido e dos pais, sabendo que talvez nunca volte a ver a menina.
Tenho de ajudar. Eis o que terá pensado a enfermeira australiana Irmã Nesta James quando se alistou para auxiliar as tropas aliadas. Mas Singapura cai nas mãos dos Japoneses e ela é levada, com muitas outras pessoas, incluindo a pobre Norah, para um navio. Dois dias depois, a embarcação é bombardeada e todas aquelas pessoas acabam perdidas no mar. Nesta e Norah conseguem chegar a uma ilha remota, mas são capturadas novamente e levadas para um campo de prisioneiros.
Em cativeiro, estas duas mulheres, ao lado de muitas outras, encontrarão na amizade e nos laços de irmandade feminina a grande força para tudo suportar. Porque, se a esperança é a última a morrer, é preciso unir as nossas almas e os nossos corações para sobreviver.

Boas leituras

domingo, 6 de outubro de 2024

O italiano de Arturo Pérez-Reverte

Leitura agradável sobre um tema desconhecido para mim, o trabalho dos mergulhadores durante a segunda grande guerra, sabotadores da marinha italiana que explodiam os navios dos ingleses estacionados em Gibraltar, vigiavam e espiavam os seus alvos, e respetiva circulação marítima, enquanto estavam no lado espanhol.
Temos dois tempos temporais, o tempo presente, com as viagens, conversas e pensamentos do jornalista aquando da pesquisa para a criação da história contando os seus problemas ao leitor e as conversas que teve com testemunhas da época, e o tempo passado no ano de 1943 com a história de amor de Teseo e Elena, muito leve, bem como o mistério de barcos e navios afundados e a investigação feita pela policia britânica na procura de quem o fez e como o faziam. 
Gostei e recomendo.
Sinopse:
Entre 1942 e 1943, durante a Segunda Guerra Mundial, mergulhadores de combate italianos afundaram ou danificaram catorze navios aliados em Gibraltar e na Baía de Algeciras. Elena Arbués, uma livreira de vinte e sete anos, viúva de um oficial da Marinha espanhola, encontra um desses mergulhadores numa manhã ao passear pela praia. Ele é Teseo Lombardo, um suboficial da Marinha Italiana, e está desmaiado na rebentação. Quando o socorre, Elena não sabe que esse pequeno gesto mudará a sua vida, e que o amor será apenas parte de uma perigosa aventura.
Uma viagem extraordinária através da História e da alma humana, mais uma obra magistral de Arturo Pérez-Reverte.
Boas leituras

Abstrato #D061024

War

terça-feira, 24 de setembro de 2024

The Witch Queen of Halloween (Immortals After Dark #18.5) de Kresley Cole

Leitura agradável sobre o tema Halloween, que utiliza uma maldição para dar armas a uma bruxa e esse poder ser o seu calcanhar de Aquiles, o que coloca algumas questões.
Gostei.

Sinopse:

Take a spooky Halloween tour of the mysterious Lore in this stand-alone installment of the Immortals After Dark series by #1 New York Times best-seller Kresley Cole.
A demon soldier of fortune . . .
Rök Kours dives into a dangerous mission, only to cross swords with the one woman who bewitched him.
A cursed Wiccan mercenary . . .
Poppy Dyer has never let her uncontrollable magic interfere with her work, but she can barely withstand one demon's charms.
Trapped in a terrifying lair.
If the two rivals can defeat Halloween's worst nightmares to escape a haunted castle, can they overcome their pasts to claim a spellbinding future together?

Boas leituras

terça-feira, 17 de setembro de 2024

Frases indiscutivelmente verdadeiras

"Of course, men always think war is about them."


in Hannah, Kristin (2016). O rouxinol. 11x17

segunda-feira, 9 de setembro de 2024

Asian food for soul - Oriente

 

Divinal caril de frango a japonesa que me pôs a boca a arder de forma deliciosa. Agora vamos a procura do gelado 

quinta-feira, 5 de setembro de 2024

Mãe de Francisco Ramalheira

Leitura agradável e super rápida, livro é fininho não chega a trezentas páginas, mas retrata o futuro do planeta Terra daqui as uns anos, muito ou pouco faltará saber. Escrita fluida e simples
2099, uma distopia em que existe um único governo autoritário, opressivo e de caráter militar, privilegiando os ricos, onde os animais há muito desapareceram, o terreno é árido a comida existe em forma de comprimidos, a atmosfera está contaminada a tal ponto que não se consegue respirá-la sem uma máscara e a infertilidade entre humanos impera, crianças estão em vias de extinção tal é o seu número.
Rumores existem em abundância de uma Academia da Esperança que procura salvar a humanidade mas o planeta não nos servirá para este efeito há que procurar algures fora do nosso sistema solar, e para isso cientistas estudam e criam outras condições para melhor construir tal futuro, exemplo disso temos o cientista Mathew e outros.
A personagem principal é Margarida Travis, mãe adoptiva para cinco crianças, provenientes de pais de vários estratos sociais, que trabalha como engenheira nos filtros de ar da sua zona 47, intitulada nos antigos (nós, os atuais) de Portugal, procura forma de salvar os seus filhos adoptivos no dia-a-dia com a violência e a precariedade vivida na zona.
Sinopse:
Uma história de sobrevivência, violência e perda passada num mundo que, infelizmente, pode bem ser o nosso futuro.
Durante décadas, a comunidade científica avisou o mundo para os perigos das alterações climáticas. Pouco ou nada foi feito. E agora o fim aproxima-se. A maior parte do planeta já não é habitável: a água desapareceu, os solos estão inférteis, o ar é irrespirável e os cataclismos ambientais multiplicam-se.
Os sobreviventes refugiaram-se em setores protegidos por cúpulas, administrados por um Governo Mundial militarista e opressivo. É nesta nova ordem mundial que surge a Academia da Esperança, uma organização secreta que, após anos de buscas incessantes, descobre, finalmente, um planeta habitável. Uma nova oportunidade para a Humanidade.
Contudo, enquanto a Academia pretende enviar uma tripulação composta por crianças sem vícios e uma mãe, o líder do Governo Mundial prefere salvar a elite do poder. E vai fazer tudo para o conseguir. Cabe à comitiva liderada pelo cientista Matthew Krone garantir que será a jovem mãe, Margarida Travis, e as suas crianças, a terem a responsabilidade de, algures no Universo, garantirem a preservação da nossa espécie.
Boas leituras