Olá
Andei durante algum tempo a guardar os restos do pão cá de casa, coisa rara de acontecer, para conseguir fazer este pudim. Depois de conseguir tão magnânima proeza procurar pela receita escolhida. Infelizmente somente após reunir os ingredientes é que me apercebi que este pudim teria de ir ao forno e não poderia ir ao microondas, o que foi uma pena mas mesmo assim decidi fazer alterando um pouco a receita. A necessidade é a ciência da invenção.
Ingredientes:1l Leite600 grs de pão300 grs de açúcar amarelo1 vagem de baunilha5 ovos1 colher chá de canela30 grs manteigaaçúcar queimado/caramelo
Começar por colocar numa panela, o leite com o açúcar e a vagem, esta última abri-la ao meio e com uma faca retirar aquelas coisinhas pretas para o leite e deixar tudo solto lá dentro. Deixar ferver. Depois após 3 minutos a ferver juntar num recipiente com o pão já cortado, em pedaços mais pequenos, e com a varinha mágica reduzir o mais pequeno que conseguir até formar um creme espesso. Adicionar a manteiga, a canela e os ovos à mistura, poderá retocar o açúcar caso ache que necessita, e mexer emulsionando tudo muito bem. Agora vem a parte do banho-maria, com o pudim envolto em papel de alumínio e ficará assim por volta de hora e meia, em lume baixo/moderado.
Ficou pouco doce e espesso, aviso que na confecção utilizei xarope de Acer como o caramelo, prefiro. Foi feito juntando duas receitas de um livrinho muito velhinho intitulado Cozinheira Ideal-2550 Receitas Práticas, de 1967.
Até breve