Leitura agradável, discursando sobre um pequeno povo, Hemso, numa ilhas pertencentes à Suécia, predominantemente dependentes da pesca mas igualmente da agricultura de subsistência para sua sobrevivência num clima agreste e muito isolado dos demais nas restantes ilhas e continente.
Apresentam a personagem Carlton que vai trabalhar para uma viúva nas suas propriedades. Aqui lemos sobre as expectativas do trabalhador bem como os seus desejos e fantasias mais reais de ser possuidor de terra, por casamento ou outra forma, bem como as suas virtudes e desgraças, manipulando os outros para atingir os seus objetivos. Aui o masculino é o vilão e a viúva, o feminino, sua vitima.
Sinopse:
Gente de Hemsö é considerado uma das obras-primas de August Strindberg. Escrito na sua maior parte quando o autor se encontrava no exílio auto-imposto, foi publicado pela primeira vez em 1887, pela editora Bonniers, de Estocolmo. Estrondoso sucesso desde sua aparição, este romance foi concebido, nas palavras do próprio Strindberg, para reconquistar seu público depois de uma fase marcada pela polémica e pelo ostracismo literário. A obra traça um quadro da natureza física e humana dos arquipélagos suecos, berço cultural da Suécia: poucos escritos são tão característicos daquele país escandinavo. Fino retrato psicológico de diversas personagens cativantes, Gente de Hemsö alia humor e lirismo, ocupando um lugar ímpar em meio à obra posterior de Strindberg, carregada de tensões e conflitos psicológicos. Adaptado para teatro, cinema e TV, traduzido para diversos idiomas, este romance permanece até hoje como uma das obras mais queridas do povo sueco.
Boas leituras
Sem comentários:
Enviar um comentário