domingo, 26 de setembro de 2021

O labirinto de Ossos (Sigma Force #11) de James Rollins

  Leitura agradável e rapidamente rápida de ler, é sempre aquela ganância de saber todos os detalhes, temas envolventes e como acaba. E depois ficamos a pensar nas teorias abordadas e a pesquisa começa. Todos sabemos que somos descendentes dos macacos, aprendemos isso ao longo da escola estudando história mas não é bem assim, ou melhor não é só isso, pois esta é a versão mais simplista da coisa.

Aparentemente e de acordo com o site, humanorigins, e é a teoria desenvolvida nesta história somos provenientes do mesmo "pai" ancestral tanto para nós como para os chimpanzés, mas o nosso ADN contém partes provenientes de 3 subespécies diferentes do ramo em causa dos quais duas já encontradas e estudadas como o Neandertal e o Denisova mas, uma ainda sem registo encontrado.

Apesar de nos fazer pensar, e muito para tentar deslindrar o que é a imaginação do autor da ciência, o estilo James Rollins é estruturado da mesma forma e aproveito as palavras de alguém, peço desde já desculpas pelo roubo mas achei muito bem simplificado: "Good guys find cave/underground cavern/secret room containing artifact that changes mankind/explains history/saves the future which is subsequently blown to smithereens by wacko religious cult/covert assassins/China."
Gostei.
Sinopse:
O Labirinto de Ossos é uma obra-prima de engenho e intriga que atravessa 50 000 anos da história da humanidade. James Rollins, autor best-seller do New York Times, leva-nos até ao próximo grande passo da humanidade. Mas será que ele precede mais um marco no nosso desenvolvimento… ou a nossa extinção?
Nas remotas montanhas da Croácia, um arqueólogo faz uma estranha descoberta: uma capela católica subterrânea, escondida há séculos, onde se encontram os ossos de uma mulher do Neandertal. Nessas mesmas grutas, elaboradas pinturas rupestres contam a história de uma imensa batalha entre tribos neandertais e umas figuras obscuras e sinistras. Quem será esse misterioso inimigo?
Antes da possibilidade de quaisquer respostas, a equipa de investigação é atacada, ao mesmo tempo que um centro de investigação de primatas. Haverá ligação entre os dois ataques? Quem está por trás deles?
A procura da verdade levará Gray Pierce, da Força Sigma, 50 000 anos atrás, para chegar à origem da inteligência humana. Porém ver-se-á mergulhado numa batalha cataclísmica pelo futuro da humanidade, uma batalha que se estende a todo o globo… e além dele.
Boas leituras

Sem comentários:

Enviar um comentário