Leitura agradável mas igualmente triste, tanto na parte do fecho das bibliotecas municipais (por mais imaginários que sejam, seja em Londres ou noutro país qualquer), seja pela precariedade da vida humana aqui representada. Conseguimos de certa forma prever quem mandou a lista muito antes de lá chegarmos mas isso não impede de gostarmos do percurso de leitura até a ela, com as novas amizades e ligações que traz a personagem principal, ou mesmo o restabelecimento de velhas ligações com outro entusiasmo, apresentando os livros como forma de comunicação interior, e exterior, à familia. Apresenta uma homenagem ao livros, bibliotecas, leitores e ás comunidades mas igualmente fala sobre o desgosto, a morte, a solidão e circunstâncias de vida fora da norma, como é no caso da saúde mental.
Conhecemos Mukesh e o seu sofrimento pela ausência da sua esposa para o cancro, Naina. O nojo é de tal forma forte que o impede de comer como deve ser, de sair de casa para as compras, de ir ao templo, causando as suas filhas alguma preocupação e ao mesmo tempo, impedindo-as de ter uma conversa saudável com o pai. A descoberta de um livro, debaixo da cama do casal desperta Mukesh para um outro mundo ao tentar devolver um livro a biblioteca municipal, Harrow Road Library.
Infelizmente, ou felizmente por isso, a primeira experiência na biblioteca não corre pelo melhor, o que causará culpa a Aleisha, trabalhando lá há pouco tempo e pouco gostando, em ajudar Mukesh na escolha de livros que a sua mulher leu ou gostaria de ler quando ela não lê. Tarefa árdua que se tornará numa alegria e ao mesmo tempo escape para ambos da vida que têm, abrindo outros possibilidades que antes não teria passado pela cabeça.
A tão falada lista, escrita e inventada pela sua esposa Naina, engloba livros como clássicos mas obras igualmente mais recentes, são os seguintes livros: To Kill a Mockingbird, Rebecca, Life of Pi, The Kite Runner, Pride and Prejudice, Little Women, A Suitable Boy and Beloved. E tinha como titulo Just in case you need it, em tradução liberal algo como Caso precises... Aqui nas discusões sobre os livros as interpretações dadas davam um doutoramento tal a sua diversidade, incluindo visões do ramo da literatura e fora dele. Para Mukesh traduz-se na presença das personagens ao pé de si, dando a sua resposta as ações dele, e trazendo a sua esposa mesmo que momentaneamente para "casa".
Adorei e recomendo.
Sinopse:
A faded list.Nine favourite stories.For two strangers, friendship is only a page away . . .When Mukesh Patel pops to the local library, forgoing his routine of grocery shopping and David Attenborough documentaries, he has no idea his life’s about to change.He meets Aleisha, a reluctant librarian and the keeper of a curious reading list – just a scrappy piece of paper with the names of 9 stories. It doesn’t seem anything special. Yet something tells her to keep it close . . .Story by story, Mukesh and Aleisha work their way through the list – their worries slipping away with every encounter, with every world discovered in their unlikely book club of two.A fresh chance at life, at friendship, wasn’t on the cards for these lonely souls – but every story starts somewhere . . .
Boas leituras
Sem comentários:
Enviar um comentário