quinta-feira, 27 de abril de 2023

A Última Livraria de Londres de Madeline Martin

Leitura agradável, rápida, em que o tema central são as livrarias existentes no Reino Unido e aquando a Segunda Grande Guerra, criando com esses vários factos históricos um relato fiável e uma possibilidade.
Conhecemos a personagem principal Grace aquando da saída da aldeia que a viu nascer, e junto com a amiga Viv, partem para Londres, muito antes da guerra iniciar e cheias de sonhos de serem empregada de balção em alguma loja mais in. Os caminhos delas depresa de separam uma para a loja de moda e outra para uma livraria, algo que Grace não estava a espera mas decide deitar mãos a obra começando primeiro com a limpeza, muito necessita, depois pela organização e quando damos por ela a ler/comprar os existentes e ainda a quebra o seu medo do público e a ler durante um bombardeio para os seus assíduos leitores.

Sinopse:
Uma cidade reprimida pelo medo, dilacerada pela guerra e reunida pelo poder dos livros.
Agosto de 1939: à medida que as forças de Hitler se espalham pela Europa, Londres prepara-se para a guerra.
Grace Bennett sempre sonhara em mudar-se para a cidade, mas os abrigos e os blackouts obrigatórios que encontra à chegada nada têm que ver com o charme cosmopolita que idealizara. Além de que Grace sempre se imaginara a trabalhar num dos chiques armazéns de moda de Londres e não numa pequena e estranha livraria no coração da cidade.
A guerra, por fim, abate-se sobre Londres, provocando uma das suas maiores tragédias: noite após noite, as esquadrilhas de aviões da «guerra-relâmpago» alemã bombardeiam a cidade, arrasando-a impiedosamente. Sobrevivendo ao caos e à destruição, Grace resiste na livraria, descobrindo no poder das palavras uma força capaz de triunfar sobre as noites mais negras.
Uma homenagem ao poder da literatura, inspirada nas poucas livrarias londrinas que sobreviveram ao Blitz.
Boas leituras

Sem comentários:

Enviar um comentário