quinta-feira, 13 de abril de 2023

A Senhora das Especiarias de Chitra Banerjee Divakaruni

Leitura agradável e rápida de se ler, em que se mistura o realismo mágico com a sensualidade natural do ser humano e o romance. Contado no presente dia mas com flashbacks ao passado que inclui o nascimento numa ilha e o consequente ataque de piratas, onde foi arrancada aos pais e aldeões, bem como o tempo passado na ilha aprendendo o oficio de Mestra em Especiarias e as rivalidades existentes com as colegas e a Mestra Mãe, servem para conhecermos o percurso de Tilo, que teve outros nomes, e outras vidas, antes de chegar a este ponto.
Dá-nos uma abertura para a cultura indiana e o conhecimento existente das especiarias. Tilo é vista como uma pessoal normal, de aparência sénior, que oferece conselhos para a utilização das especiarias nos cozinhados de quem a procura com problemas de variadissima ordem, por um lado, e por outro, a Mestra em especiarias com o seu conhecimento ajudará a "resolver" os problema ou alcançar alguma forma de felicidade ou contentamento, com elas e de alguma forma minorizar o problema em causa.
Sinopse:
Imigrante indiana nos Estados Unidos, Tilo é Mestra em Especiarias. Na sua loja em Oakland, além de fornecer os ingredientes para o caril e para o Koima, também ajuda os clientes a alcançarem uma mercadoria mais preciosa: aquilo que mais desejam; uma autêntica sacerdotisa dos poderes mágicos e secretos das especiarias. Através daqueles que permanentemente visitam a loja de Tilo, conhecemos a vida da comunidade indiana local, longe da sua pátria e dos lugares onde as suas tradições são compreendidas. Certo dia, uma americano solitário aparece na loja. Tilo fica perturbada e não consegue descobrir a especiaria certa, pois ele desperta-lhe um desejo proibido. Contudo, se Tilo conseguir os seus desejos perderá os poderes mágicos que possui, o que irá afectar toda a comunidade...
Boas leituras

Sem comentários:

Enviar um comentário