Olá
Normalmente faço esta receita acompanhando com arroz branco, sobressai o sabor do leite de coco e a limão quando pronto, hoje decidi arriscar e incorporar esparguete nesta receita.
Ingredientes (para 4 pessoas):
- 300 g de camarões de grandes
- 1 cebola
- 2 dentes de alho
- 2 vagens de chili, vermelho ou verde
- 2 colheres de sopa de óleo (óleo de amendoim)
- 1 colher de chá de gengibre ralado
- 1 colher de chá de açafrão
- 1 colher de chá de caril em pó
- 240 ml de leite de coco
- 2 limões cortados às rodelas
Preparação:
- Temperar com sal
Descascar os camarões (no caso de camarões frescos) e lavá-los. Cortar as cebolas aos cubos e picar bem o alho. Lavar as vagens de chili, retirar os caroços e cortar em pedaços grandes. Aquecer o óleo numa frigideira grande (ou num wok). Estufar rapidamente as cebolas, o alho e o gengibre no óleo. Adicionar o chili, o açafrão e o caril e fritar durante 2 minutos. Juntar os camarões e saltear durante aprox. 3 minutos até surgir uma alteração na cor. Deitar o leite de coco e temperar com sal a gosto. Cozer os camarões a lume brando durante 3 a 5 minutos, mexendo sempre, até o molho começar a ficar espesso. Servir os camarões com o molho, decorar com as rodelas de limão e acompanhar idealmente com arroz basmati.
Caso não tenha leite de coco à disposição, também é possível prepará-lo em casa: basta deitar raspas, leite ou água de coco em água sem açúcar e deixar cozer durante 30 minutos sem destapar. Em seguida, filtrar a água através de um pano fino. Enrolar e torcer o pano, de modo a espremer o líquido das raspas de coco. Forma-se, em breve, uma camada de creme de coco à superfície do leite. Mexendo esta camada com o resto do leite, obtém-se um bom substituto para o leite de coco.
Deixo aqui os ingredientes e o preparado original, mais tarde, após juntar todos os ingredientes, deixa-se apurar um pouco o leite de coco e as especiarias (dois três minutos) e só depois é que se junta um pouco de água quente, conforme a quantidade de massa, e o esparguete para 4 pessoas, mexendo sempre.
Retiro a esparguete e (a) provo!!! Bj
ResponderEliminar