segunda-feira, 24 de maio de 2021

A Casa dos Anjos de Colleen McCullough

Leitura agradável e colorida (talvez a palavra não seja a melhor), quando falamos da quantidade de personagens diferentes e com diferentes pontos de vista de uma mesma época, que a retratam tão bem. Época de 1960 foi uma quebra de paradigmas para muitas sociedades do mundo ocidental moderno, aqui refere algumas dessas mudanças bem como a forma anterior de ver o mundo, e é passada em Sidney, na Austrália, mas acho que caracteriza outros países.
Temas abordados: o papel das mulheres enfermeiras ou técnicas de diagnóstico: radiologia na sociedade, o salário no feminino, equivalente a um masculino de forma a poder pagar as suas próprias contas, o aluguer de um quarto/casa, a homossexualidade feminina e as abordagens policial e civil, a prostituição no feminino e não só, a gravidez indesejada e fora do matrimónio, o adultério, o aparecimento da pilula e a sua exclusividade, a forma de tratamento de crianças com problemas mentais e o autismo, que me lembre assim de repente.
O que mais gostei foram os anjinhos da casa: a gata Marceline, entregue pelo seu dono que jaz numa cama de hospital sem saber onde deixar o seu anjinho, que Harriet escuta-o e promete tomar conta, e a menina Flo, filha muda da senhoria que é muito mais do que aparenta.
Gostei.

Sinopse:

A Casa dos Anjos é uma vivenda de um bairro mal afamado de Sidney para onde vai viver a jovem Harriet Purcell. São os anos 60, Harriet tem 21 anos e não suporta o ambiente machista da sua família burguesa. Na nova casa, Harriet entra em contacto com um mundo bizarro e cativante. Estabelece relações com os outros inquilinos, um pintor sem recursos, um emigrante alemão apaixonado por música e culinária, um casal de namoradas. Sobretudo, inicia uma amizade especial com a dona da casa, a senhora Schwartz - cartomante, vidente e médium - e com a sua filha, a pequena Flo, que é muda. No decorrer de um ano intenso, Harriet descobre o amor, o sexo, a liberdade e a afirmação de si própria. Mas quando uma tragédia se abate sobre a casa, a jovem tem de reunir todas as suas forças para salvar Flo de um destino de solidão e dor.
Boas leituras

Sem comentários:

Enviar um comentário