quarta-feira, 26 de fevereiro de 2025


 

FLOW - À DERIVA

Inicia como termina com o gato refletido na água, na primeira vez sozinho e na segunda com os amigos, aqui demonstra-se o papel da amizade na vida e como tal lhe dá leveza. Aborda ainda outros temas num mundo sem seres humanos.

domingo, 23 de fevereiro de 2025

You think it's all about you



Antes da Despedida (Antes que o café arrefeça #4) de Toshikazu Kawaguchi

Mais histórias de regresso ao passado que nos tocam e deixam marca neste pequeno café. Impecável.
Recomendo.
Sinopse:
Está na altura de regressarmos ao café mais famoso do mundo, em Tóquio. É lá que as histórias mais comoventes acontecem. É lá que sentimos a vida ganhar novos sentidos. E é lá, de forma simples e aconchegante, que também somos felizes.
Se ainda não conhece o Funiculi Funicula, em Tóquio, o café onde as viagens no tempo permitem aos clientes fazer as pazes com o passado, está na altura de abrir este livro e entrar. Este é um lugar mágico, e as muitas pessoas que por lá costumam passar sabem bem como tudo começ diante de uma chávena de café bem quente, podemos viajar até ao passado, e depois… voltamos a estar com quem amámos, perdoamos pessoas que deixámos para trás, voltamos ao presente em paz. Mas as viagens têm regras, e tudo tem os seus riscos.
No novo volume de uma das séries mais lidas em todo o mundo, com mais de cinco milhões de exemplares vendidos, vamos conhecer quatro histó a de um marido que deixou uma coisa muito importante por dizer, a da mulher que não consegue despedir-se do seu cão, a de uma rapariga que não consegue responder ao pedido de casamento e a da filha que fez o seu pai afastar-se.
De que forma podemos resolver as coisas que deixámos em aberto no passado? E pode uma pequena mudança na história que ficou para trás alterar por completo o modo como, hoje, olhamos para a nossa vida?
Boas leituras

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2025

Olha por mim de Daniela Sacerdoti

Leitura agradável e refletiva sobre mudanças na vida causada por circunstâncias que nos são alheias, maternidade e tratamentos de fertilidade nem sempre correspondem as nossas expectativas no caso da personagem principal Eilidth. A sua luta e descanso aquando da chegada a terra que a viu crescer e lhe oferece conforto e um novo recomeço com uma família feita.

Sinopse:
Um apoio inesperado quando tudo parece perdido. A vida de Eilidh Lawson está num momento de crise. O insucesso de prolongados tratamentos de fertilidade, o marido infiel e a família asfixiante levaram-na aos limites.
Em busca de alívio, Eilidh procura consolo no único lugar onde já se sentiu em casa - uma pequena aldeia nas Terras Altas escocesas. Aí, Eilidh começa lentamente a recompor-se mas rapidamente percebe que, na aldeia, não é a única que recupera de um passado doloroso.
Também Jamie McAnena, amigo de infância de Eilidh, tenta reencontrar-se e criar sozinho uma filha, Maisie.
Embora Jamie e Eilidh resistam, circunstâncias peculiares continuam a aproximá-los.
Boas leituras

terça-feira, 4 de fevereiro de 2025

The farm (The Farm #1) de Emily McKay

 Aqui aparece um novo tipo de vampiro, intitulado Tics, que são seres humanos mordidos por vampiros e com características vampirescas nomeadamente na fome incessante que têm e da qual se banqueteiam de forma selvagem, bebendo diretamente da aorta ao retirar a cabeça ou pescoço. Mundo distópico  que acontece após o intitulado acontecimento Before, subida dos vampiros ao conhecimento humano e a doença criada por eles que resultou nos Tics, seres super fortes, com capacidades superiores aos humanos e com muita sede. 
O enredo apresenta-nos duas irmãs gémeas que procuram sobreviver num recinto cheio de outros adolescentes, que servem como carne para canhão neste mundo de vampiros e Tics, são a fonte de rendimento dos sem escrúpulos, dos vampiros e são da comida destes primeiros.

Sinopse:
Life was different in the Before: before vampires began devouring humans in a swarm across America; before the surviving young people were rounded up and quarantined. These days, we know what those quarantines are—holding pens where human blood is turned into more food for the undead monsters, known as Ticks. Surrounded by electrical fences, most kids try to survive the Farms by turning on each other…
Boas leituras

domingo, 2 de fevereiro de 2025

Abstrato #D020225

 E a terceira feitas com as canetas crayon e brush.



O lamento dos rios de Ann Liang

Leitura agradável sobre cultura histórica chinesa, numa altura de turbilhão entre famílias que desejam reinar e guerreiam nesse sentido. Foco das palavras é na vida das pessoas sejam elas do povo ou da corte do rei, e as consequências dos atos do mesmo encontradas nelas. O romance é pouco existente e muito rígido, no sentido de não se perceber bem o afeto existente mas suspeita-se de algo pela forma como se comportam a bela Xi Shi e Fanli. Conhecemos Xi Shi como rapariga solteira, trabalhadora na indústria manufatora da seda, que chora a irmã mais nova morta, preocupada com os pais, e depois como espia, salva pela sua criatividade, solitária, apaixonada mas muito contida.
Sinopse:
Quando o melhor destino que uma mulher pode ter é um bom casamento, a beleza é um bem precioso. E a beleza de Xi Shi é inegável e por todos considerada uma bênção. Ninguém poderia adivinhar que mudaria o curso da História.
Quando ela capta a atenção do famoso conselheiro militar Fanli, ele faz-lhe uma proposta única: usar a sua beleza como arma. Uma arma que pode derrubar o reino rival, melhorar a vida do seu povo e vingar o assassínio da sua irmã. Tudo o que ela tem de fazer é infiltrar-se no palácio inimigo como espia e seduzir o seu pérfido rei.
Pela primeira vez na vida, a jovem sente que pode controlar o seu destino. Incontrolável, porém, é a imensa atração que Xi Shi e Fanli sentem um pelo outro…. Alvo das atenções do rei e sob o olhar brutal dos seus conselheiros, Xi Shi sabe que nunca pode baixar a guarda. Mas quanto mais alto sobe na corte, mais consciência tem de que o inimigo não é o monstro que ela acreditava ser e mais perigosa é a sua situação. Xi Shi tem nas mãos o poder de derrubar um reino, resta-lhe decidir o que é mais importante: a lealdade ao rei ou a sua própria felicidade.
Inspirado na lenda de Xi Shi, uma das famosas Quatro Belezas da China Antiga, O Lamento dos Rios é um romance épico sobre a guerra, o sacrifício e o amor contra todas as probabilidades. Uma saga inesquecível.
Boas leituras