Leitura agradável e emotiva e poética, tanto nas escolha de poemas de Yeats como de autoria local, igualmente nas descrições dos pensamentos das personagens que nos faz compreender a tomada de decisões de cada personagem principal. O enredo passa-se na Irlanda de 1921 na sua maioria, e um pouco em 2001, e ainda nos Estados Unidos de 2001, aquando do falecimento de Eoin.
A personagem principal é Anne Gallagher, Eoin do mesmo apelido, e Thomas Smith, amigo da família e pai substituto. Ao longo da história lemos as dificuldades de Anne tanto no tempo presente como no tempo passado, a sua evolução emotiva ao descobrir o amor, o amor pelo avó/filho e as relações interpessoais com os outros.
Recomendo.
Sinopse:
Anne Gallagher cresceu encantada pelas histórias do avô acerca da Irlanda. Destroçada pela morte dele, viaja até à sua casa de infância para espalhar as cinzas do avô no lago Lough Gill. Aí, invadida pelas lembranças do homem que adorava e consumida pela história que nunca conheceu, vê-se levada para uma outra época. A Irlanda de 1921, à beira de uma guerra civil, é um sítio turbulento e instável… Mas é lá que Anne inesperadamente desperta, desorientada, ferida e ao cuidado do Dr. Thomas Smith, o homem que a resgatou do invulgar acidente que sofreu e que é tutor de um rapazinho que lhe é estranhamente familiar. Confundida por todos como a mãe perdida do rapaz, Anne adota a sua identidade, convencida de que o desaparecimento dessa mulher está ligado ao seu. Com a tensão a escalar no país, levando Thomas a juntar-se à luta pela independência da Irlanda, Anne vê-se arrastada para o confl ito e percebe que vai ter de decidir se estará disposta a desistir da vida que conhecia por um amor que nunca pensou vir a encontrar. Mas será mesmo dela a escolha? Numa inesquecível história de amor, a viagem impossível de uma mulher através de décadas pode mudar tudo…
Boas leituras