domingo, 3 de junho de 2012

Vaqueiro: Bacalhau com alho francês

Para a ementa de hoje decidi fazer migas de bacalhau. Receita retirada do site da vaqueiro, daqui, transcrevo receita abaixo.
Ingredientes para 4 a 6 pessoas
400 g de migas de bacalhau
água
2 cebolas
150 g de margarina Vaqueiro
1 alho francês
4 dl de natas
1 kg de batatas congeladas em rodelas
óleo Vaqueiro
70 g de farinha
5 dl de leite
sal
pimenta
noz moscada
pão ralado

Preparação: Ligue o forno e regule-o para os 200 °C. Ponha as migas de bacalhau de molho em água fria durante cerca de 2 horas. Leve um tacho ao lume com água e quando ferver introduza as migas de bacalhau escorridas.

Entretanto descasque e corte em rodelas as cebolas. Deite-as num tacho e leve ao lume com metade da margarina Vaqueiro. Corte o alho francês em rodelas, lave em água corrente dentro de um coador de rede e junte-as à cebolada. Deixe estufar sobre lume brando até o alho francês estar mole. Entretanto escorra o bacalhau, reservando o caldo da sua cozedura.

Junte o bacalhau à mistura de cebola e alho francês, misture e regue com 2 dl de natas. Tape e deixe cozinhar sobre lume muito brando enquanto frita as batatas em óleo Vaqueiro quente e prepara o molho béchamel. Derreta a restante Vaqueiro num tacho, junte a farinha, mexendo com uma vara de arames e regue com o leite, misturado com 3 dl do caldo da cozedura do bacalhau.

Mexa energicamente com a vara de arames, tempere com sal, pimenta e noz moscada e deixe engrossar sobre lume brando, mexendo de vez em quando. Depois de fritas, tempere as batatas com um pouco de sal e pimenta e espalhe-as sobre um tabuleiro de forno previamente untado com Vaqueiro. Por cima disponha a mistura de bacalhau e regue tudo com o molho béchamel.
Polvilhe com pão ralado e regue com as restantes natas.
Leve a gratinar no forno durante cerca de 30 minutos.


Aqui admito que alterei um pouco na última parte, não fiz o molho béchamel, muito liquido no bacalhau somente com o alho francês e natas, devido ao fato de ter utilizado alho frances congelado, era o que havia. E as batatas fritas após fritura foram salpicadas com alho em pó além da pimenta moída na altura, acho que ficam melhores. Antes de acrescentar o pão ralado na última cama de batata frita (batata frita + bacalhau com alho francês + batata frita) coloquei queijo ralado por cima. Foi ao microondas em pirex na potência combinado 2 (microondas a 55%) durante 15 minutos.
Ficou muito bem e com belíssimo aspecto. Bom apetite

Sem comentários:

Enviar um comentário