sábado, 7 de setembro de 2013

Uma ideia de India, de Alberto Moravia

Livro de leitura rápida mas muito interessante, e que demonstra da parte do seu autor um olhar muito critico tanta nas causas como nas consequências daquilo que viu na sua viagem pela Índia. Consegue reconhecer os efeitos não só das várias colonizações existentes ao longo do percurso histórico da Índia, muçulmana, francesa, inglesa, portuguesa, mas também o que os efeitos geográficos e naturais causaram.
Não são só coisas más no país, infelizmente o livro neste aspecto mantém-se actual como a 50 anos atrás altura da sua primeira edição, principalmente no que se refere à pobreza. Os monumentos de pedra são de uma rara beleza.
Gostei e recomendo.
Sinopse:
A Índia não é um país bonito como, por exemplo, a Itália, nem pitoresco como, por exemplo, o Japão. A Índia é um continente em que são dignos de interesse, sobretudo, os aspectos humanos. Desse ponto de vista, a Índia é com certeza a nação mais original de toda a Ásia, pelo menos para nós, europeus, que logo tentamos descobrir semelhanças e afinidades que procuraremos em vão na China ou no Japão. A aventura política, social, religiosa e artística daquele ramo da estirpe nórdica que, em vez de se dirigir para a Europa, desceu ao subcontinente, é plena de fascínio e de ensinamentos para os Europeus. Diríamos mesmo que não se pode compreender por completo a civilização europeia se não se conhecer a Índia.
Boas Leituras

Sem comentários:

Enviar um comentário