sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

O rapaz do pijama às riscas, de John Boyce

O livro relata, através dos olhos de uma criança, uma familia alemã e o seu pai, como comandante de um campo de concentração. Criança relatada como estúpida (chamado várias vezes pela sua própria irmã), não compreendendo o que se passa a sua volta e fazendo repetidas vezes troca de palavras como Acho-Vil e Fúria, em principio semelhante em alemão.
Por paralelo aos campos de concentração temos uma outra visão mais profunda, dentro dos mesmo moldes de prisão ou enclasuramento, mas esta não fisica como o campo, delimitado com arame farpado, mas imposta pela sociedade da altura que estipula que quem não segue tais parametros deve ser excluido. Neste caso Bruno e a sua mãe são as personagens que mais se encontram com restrições. A mãe porque deseja fugir da sua vida, não conformada com o trabalho do seu marido, e por consequência o local onde está a educar os seus filhos, no meio do nada, isolada. E o Bruno, todos tentam controlá-lo e dizer-lhe o que ele deve fazer e sentir, o facto de ser interrompido quando fala por quase todos (excepto os judeus e criados) demonstra isso, no fundo porque não é isso o que ele deseja. Estas são as mais caracterizadas nestas circunstãncias mas existe ainda o pai de Bruno e Gretel, a filha. A menina no principio aparenta somente se preocupar com as suas bonecas passando depois para a obsessão de colocar pontos no mapa. Vista comoa dulta, sabedora da situação e de quem é o inimigo. Do pai pouco se fala a não ser ter de cumprir o seu dever pois a outra opção traz consequências muito graves à sua pequena familia. 
Triste.
Sinopse:
Ao regressar da escola um dia, Bruno constata que as suas coisas estão a ser empacotadas. O seu pai tinha sido promovido no trabalho e toda a família tem de deixar a luxuosa casa onde vivia e mudar-se para outra cidade, onde Bruno não encontra ninguém com quem brincar nem nada para fazer. Pior do que isso, a nova casa é delimitada por uma vedação de arame que se estende a perder de vista e que o isola das pessoas que ele consegue ver, através da janela, do outro lado da vedação, as quais, curiosamente, usam todas um pijama às riscas. Como Bruno adora fazer explorações, certo dia, desobedecendo às ordens expressas do pai, resolve investigar até onde vai a vedação. É então que encontra um rapazinho mais ou menos da sua idade, vestido com o pijama às riscas que ele já tinha observado, e que em breve se torna o seu melhor amigo…
Boas leituras

Sem comentários:

Enviar um comentário