sexta-feira, 2 de setembro de 2016

A Última Carta de Amor, de Jojo Moyes

Adorei.
Esta história cruza duas vidas, uma no tempo actual a outra na década de 60. Ambas relatam mulheres com os seus percursos e escolhas numa determinada altura da sua vida, principalmente em que duvidam do seu futuro e têm plena noção do que querem, o que não quer dizer que o consigam. O principio torna-se um pouco confuso com tantos saltos entre estes dois espaços temporais mas quando a história adensa-se já nem notamos e eles diminuem.
Ellie é jornalista e anda com um homem casado. Tem questões sobre o que será o amor e como o conseguir, devido ao namorado começou com problemas no trabalho e questiona tudo um pouco na sua vida. Mas o trabalho tem de se ser feito e ao procurar por um artigo encontra uma carta apaixonada que a faz repensar na sua própria vida.
Jenny é casada, encontramos-a a recuperar de um acidente automobilistico e não tem memória da sua vida. Familia, amigos e médico dizem que se lembrará a seu tempo, familia e amigos dizem como se comportar e o que fazer mas algo está diferente e Jenny no principio não se apercebe que é ela própria. Ao longo da história dentro da história reconhecemos o crescimento desta personagem de estereotipo de senhora casada, sem pensamentos pessoais, e de boas familias para uma mulher independente, que tenta ajudar os outros e toma decisões, mesmo que a medo.
Sinopse:
Inglaterra, 1960. Quando Jennifer Stirling, uma mulher de vinte e sete anos, acorda no hospital, após um trágico acidente de automóvel, não tem qualquer lembrança da sua vida passada. Não reconhece o marido, não recorda a sua própria casa e tão-pouco se identifica com a vida que lhe dizem ser a sua. Quando encontra uma carta apaixonada, escrita por um homem que assina apenas «B» e que lhe pede para abandonar o marido, irá a todo o custo tentar descobrir a identidade desse homem, enquanto enfrenta os preconceitos sociais estabelecidos.Anos volvidos, em 2003, uma outra mulher, Ellie, descobre nos arquivos poeirentos do jornal onde trabalha a mesma carta enigmática. Fica de imediato obcecada pela história, que lhe permitirá escrever um artigo que relance a sua carreira e talvez até a ajude a lidar com a sua própria vida amorosa. Afinal, se aquela história tiver tido um final feliz, quem lhe garantirá que o homem com quem se envolveu não acabe também por deixar a mulher?Uma história de amor apaixonante e arrebatadora, com um final absolutamente inesperado.
Boas leituras

Sem comentários:

Enviar um comentário