quinta-feira, 17 de outubro de 2019

A virgem cigana, de Santa Montefiore

Leitura lenta e um pouco desconcertante. Livro dividido em três partes, que relata a vida de Mischa desde a sua infância até ao inicio da meia idade, os quarenta anos, altura em que a sua mãe morre e as dúvidas começam.
Na primeira parte temos os relatos de uma criança de seis anos com as façanhas próprias da idade mas descobrimos um pouco do trauma que lhe aconteceu e ainda vivido nos seus pesadelos que o deixoamincapaz de falar. Descobrimos as pessoas com que se lidava no chateâu francês, a sua mãe, o amigo invisível Pistou, Jacques e a cozinheira Yvette, a amiga Claudine, e a chegada de Coyote. Encarado como uma praga por ser filho de pai alemão e maltratado pela aldeia impedido de brincar com os outros meninos. 
Segunda parte, Mischa tem por volta de quarenta anos e a sua mãe faleceu faz pouco tempo. Ainda em luto e sem conseguir encarar o que tem de fazer é confrontado com o quadro A virgem cigana, doação da mãe ao Metropolitan, que lhe traz mais dúvidas e um regresso ao passado. 
A terceira parte é a sua perseguição interior e Mischa deixa de ter a cabeça escondida na areia procurando pelas suas ligações às pessoas, vai ao Chile visitar Maria Helena e seu marido, e depois volta a França, procurando sempre por respostas tanto sobre o quadro mas principalmente sobre o que lhe aconteceu naquele dia em que ele foi colocado no meio da praça da vila juntamente com a sua mãe e outras pessoas.
Sinopse:
Mischa conhece bem a sensação de abandono. O seu pai alemão desapareceu no final da guerra, deixando-o e à mãe entregues ao ódio e ao desprezo dos outros habitantes da vila francesa. O seu padrasto também desapareceu, sem uma palavra. E estas são as cicatrizes que marcarão para sempre este homem. Só quando a mãe morre, deixando um célebre quadro do Ticiano, que Mischa nunca sonhou existir, no seu testamento, é que Mischa parte em busca do seu próprio passado. Regressa à vila francesa e desvenda o mistério da Virgem Cigana.
Boas leituras

Sem comentários:

Enviar um comentário