sábado, 21 de janeiro de 2023

Sonata em Auschwitz de Luize Valente

Leitura agradável mas igualmente desnorteante apesar de ser uma possibilidade pois é baseada em factos reais mas não um relato minucioso do que aconteceu, e tal não diminui o horror do que lemos acreditem. A personagem principal chama-se Amália com ascendência alemã e portuguesa mas desconhece por completo a existência da parte alemã da familia até ouvir uma chamada do pai com a avó sobre Frida, a bisavó de Amália, vinda de Berlim. Aqui compartilhamos visões diferentes do povo alemão durante a guerra: os que eram a favor, ou em nada contradiziam, e os que foram contra, além é claro da visão de várias pessoas judias sejam da Hungria, da Roménia, ou...
Essa intervenção mudará para sempre a sua vida pois irá questionar, dar juizos de valor sobre algo que desconhece e depois mudar de opinião outra vez quando confrontada com as várias versões da mesma situação. O seu avó Friedrich Schmidt foi capitão no exército alemão em plena Segunda Grande Guerra, e após acidente em que perde a possbilidade de voar, remetido para os campo de trabalho em Auschwitz com uma missão muito especifica. Desaparecido para a familia em 1944, procurado por Frida por correio no Brasil.
Sinopse:
Décadas depois do fim da Segunda Guerra, Amália, uma portuguesa com ascendência alemã, começa a levantar o véu do passado nazi da sua família a partir de uma partitura que lhe é revelada pela bisavó. A hipótese de que o avô, dado como morto antes do fim da guerra, possa estar vivo no Rio de Janeiro leva Amália a atravessar o oceano e a conhecer um casal de judeus que sobreviveu ao Holocausto.
A ascensão do nazismo em Berlim, os mistérios ocorridos no campo de extermínio da Polónia e o pós-guerra numa casa cheia de segredos oferecem os caminhos que Amália irá percorrer para desvendar o enigma.
Dando corpo a uma narrativa elaborada com extrema sensibilidade e precisão, Luize Valente envolve o leitor em mistério, suspense e nos sentimentos mais profundos.
Boas leituras

Sem comentários:

Enviar um comentário