Leitura agradável, rápida e um pouco cómica na situação inicial criada pela partilha de um pequeno T1 por duas pessoas que não se conhecem, e são o exacto oposto, mas compreendo as razões, económicas e emocionais, enunciadas para cada elemento o fazer e não estamos simplesmente a falar em guardar uns trocos, existem razões muito emocionais por trás para este comportamento.
Tiffy, numa relação longa e abusiva com o ex-companheiro, com imensas dificuldades em deixá-lo, tanto financeiramente como psiciologicamente, e o aluguer de uma casa parece uma missão impossível quando o salário mensal mais despesas não chega (acho que todos já passamos por algo assim), que se recusa a aceitar dinheiro dos amigos, por impossibilidade de lhes pagar e perder tais amigos, por ter dívidas e fazer o pagamento delas uma questão de honra, e por ter visitado várias casas para alugar e as condições de habitação serem miseráveis, aceita uma oferta inusitada como forma de salvação. Considero-a criativa, moderna e um ás na costura que eu gostaria de ter. Pouco sabe ela que a salvação existe num enfermeiro, tanto na partilha da casa como na partilha sentimental em post-its do dia-a-dia discutindo o lado da cama a dormir ou a existência de um irmão na prisão.
Leon, incapacidade de falar com pessoas desconhecidas deixa-o a mercê da boa vontade da namorada, que não deixa de ser má pessoa mas não procura o melhor para ele mas sim para si própria, o falar pela escrita com a colega de quarto abre um veiculo de comunicação que não utilizava a não ser com o irmão mas muitas coisas não são ditas por carta por nossa incapacidade emocional ou simplesmente porque não. Trabalha na unidade de cuidados paliativos para doentes em fase terminal, ou quase, o que permite conhecer pessoas mas não mantê-las na sua vida, liga-se de tal forma que os desejos deles passam a ser os seus chegando mesmo a procura de elementos do passado perdidos no tempo como forma de eles se reconciliarem com o passado.
Adorei e recomendo.
Sinopse:
Tiffy and Leon share a flatTiffy and Leon share a bedTiffy and Leon have never met…Tiffy Moore needs a cheap flat, and fast. Leon Twomey works nights and needs cash. Their friends think they’re crazy, but it’s the perfect solution: Leon occupies the one-bed flat while Tiffy’s at work in the day, and she has the run of the place the rest of the time.But with obsessive ex-boyfriends, demanding clients at work, wrongly imprisoned brothers and, of course, the fact that they still haven’t met yet, they’re about to discover that if you want the perfect home you need to throw the rulebook out the window…
Boas leituras
Sem comentários:
Enviar um comentário