terça-feira, 20 de janeiro de 2015

O Leitor, de Bernhard Schlink

Quando adolescente é iniciado no amor por uma mulher muito mais velha, o pano de fundo por trás a Segunda Grande Guerra. Gostei muito.
Copiei as palavras de alguém (peço desde já desculpa ) que reduz mas descreve tão bem este livro:

"Tamanho ideal (em termos de páginas/densidade de letras), argumento muito bom, prendendo o leitor desde a primeira página, sem sensacionalismos, ponderado, pungente, profundo, e muito bem escrito. "

Sinopse:
Em 1960, Michael Berg é iniciado no amor por Hanna Schmitz. Ele tem 15 anos, ela 36. Ele é apenas um adolescente. Ela é uma mulher madura, bela, sensual e autoritária. Os seus encontros decorrem como um ritual: primeiro banham-se, depois ele lê, ela escuta e finalmente fazem amor. Mas este período de felicidade incerta tem um fim abrupto quando Hanna desaparece subitamente. Michael só a encontrará muitos anos mais tarde, envolvida num processo de acusação a ex-guardas dos campos de concentração nazis. Inicia-se então uma reflexão metódica e dolorosa sobre a legitimidade de uma geração, a braços com a vergonha, julgar a geração anterior, responsável por vários crimes.
Boas leituras

Sem comentários:

Enviar um comentário