quarta-feira, 6 de julho de 2016

As Horas Distantes, de Kate Morton

 A história entra de mansinho e quando damos por ela não conseguimos desligar. Livro longo mas de escrita fácil, com dois tempos prioritários, durante a segunda grande guerra e Londres actual, saltos constantes entre estes dois, passado e presente. 
 Em primeiro lugar o castelo, pano de fundo para duas gerações de uma família com as suas peculiaridades, os seus sonhos e anseios e os seus múltiplos segredos. Durante a grande guerra deixam uma menina entrar, a evacuada Meredith, não só no castelo mas igualmente no seu interior, conhecê-los. Lembra a obra 'Os Maias' com as suas descrições pormenorizadas, que quase nos vemos lá, pois parte dos textos são deste modo a outra parte introspecção por parte das personagens. Aos poucos os segredos de cada membro da família são revelados a Edith, descendente de Meredith, que trabalha numa editora e pensa-se desligada e afastada de sua mãe, razão pela qual encontrou o Castelo de Milderhurst e pela carta que chegou, dando uma faúlha de outras possibilidades para a vida da mãe. Permite no final que a relação com a sua mãe desenvolva e dê frutos e por reflexo que os mistérios há muito esquecidos do castelo sejam resolvidos. Em segundo Londres, Londres do tempo de guerra e Londres no tempo actual, por mera coincidência no mesmo locais, onde a vida corre ao seu tempo e Edith e Meredith estão afastadas emocionalmente uma da outra apesar de bastante próximas geograficamente falando.
Sinopse:
Tudo começa quando uma carta, perdida há mais de meio século, chega finalmente ao seu destino...
Evacuada de Londres, no início da II Guerra Mundial, a jovem Meredith Burchill é acolhida pela família Blythe no majestoso Castelo de Milderhurst. Aí, descobre o prazer dos livros e da fantasia, mas também os seus perigos.
Cinquenta anos depois, Edie procura decifrar os enigmas que envolvem a juventude da sua mãe e a sua relação com as excêntricas irmãs Blythe, que permaneceram no castelo desde então. Há muito isoladas do mundo, elas sofrem as consequências de terríveis acontecimentos que modificaram os seus destinos para sempre.
No interior do decadente castelo, Edie começa a deslindar o passado de Meredith. Mas há outros segredos escondidos nas paredes do edifício. A verdade do que realmente aconteceu nas horas distantes do Castelo de Milderhurst irá por fim ser revelada...
Boas leituras

Sem comentários:

Enviar um comentário