domingo, 10 de junho de 2018

The lake house, de Kate Morton

 Livro de grande dimensão que relata a história da família Edevane desde a Primeira Grande Guerra até ao momento presente. 
 Existem dois tempos fundamentais no livro, durante a década de 1930, que visitamos através de algumas personagens e por meio de alguma memória, carta ou imagem, bem como alguns anos ainda anteriores a este período, e o momento presente, 2003, em que Sadie através do seu dilema pessoal se afasta de Londres e visita o seu avó em Cornwall.
Sadie foi forçada a sair de circulação por uns tempos, problemas na policia devido a um caso seu recente levaram a uma visita forçada ao avô, aborrecida de morte no campo por não poder voltar ao trabalho, imersa em corridas acompanhada pelos cães do avô e a casa do lago com o seu mistério, um menino desaparecido a muito tempo, caso policial nunca desvendado.
Ao lermos apercebemos-nos de dois mistérios existentes, um relacionado com o caso policial de Sadie e o outro com o menino Theo mas existem mesmo assim outras questões não resolvidas que Sadie vai por a descoberto, que na altura a família desconhecia. Temos o caso amoroso de Benjamin Munro, a vingança de Constance, o sofrimento de guerra de Anthony (Daddy) e o primeiro romance escrito de Alice.
Existem voltas e reviravoltas ao enredo principal dois casos de investigação policial e um menor relativo a própria Sadie, a sua filha dada para adopção, quando ainda andava nos tempos de liceu. Os casos que investiga trazem memórias do seu tempo e as similaridades existentes entre eles relaciona-os com a sua filha e o desejo da mesma de a conhecer. Sadie fica apavorada.
O fim, acho que nunca imaginaria um circulo tão completo numa história deste género, e que foca-se no realismo mágico não conhecido nesta autora, tudo fica em bem. Não me levem a mal eu gostei do fim mas acho que não se encaixa na história.
Sinopse:
An abandoned house...
June 1933, and sixteen-year-old Alice Edevane is preparing for her family's Midsummer Eve party at their country home, Loeanneth. But by the time midnight strikes and fireworks light up the night skies, the Edevane family will have suffered a loss so great that they leave Loeanneth forever.
A missing child...
Seventy years later, after a particularly troubling case, Detective Sadie Sparrow retreats to her beloved grandfather's cottage in Cornwall. Once there, she stumbles upon an abandoned house, and learns the story of a baby boy who disappeared without a trace.
An unsolved mystery...
Meanwhile, in her elegant Hampstead home, the formidable Alice Edevane, now an old lady, leads a life as neatly plotted as the bestselling detective novels she writes. Until a young police detective starts asking questions about her family's past, seeking to resurrect the complex tangle of secrets Alice has spent her life trying to escape...
Boas leituras

Sem comentários:

Enviar um comentário