Leitura agradável, leve e rápida. Dividido em dois tempos nesta história, o passado e o presente de Alessandra Cavalli. No primeiro conhecemos a família de Alessandra, os pais eram de uma vila pequena em que toda a gente conhece toda a gente, incluindo os seus problemas e leviandades realizadas, com era a sua vida no interior quando era menina e moça e ajudava o pai na farmácia antes de partir para a faculdade e casar, e depois conhecemos por intermédio de Lula, a relembrar os momentos de que mais gostava de Alessandra na sua idade adulta e já com os filhos crescidos.
Conhecemos igualmente Lula, com as suas desventuras e poucas aventuras enquanto porteira num prédio na grande cidade. Não está satisfeita com a vida que tem apesar de agradecida por ter trabalho e conviver com a maior parte dos seus inquilinos, alguns dificultam-lhe a vida outros são uma das razões por gostar de lá. Alguns oferecem conselhos, outros ajudam nos seus dilemas e alguns problemas que se levantam, outros ainda são uma pausa bem merecida e alegre durante o dia e a noite. Mas procura mais, procura o amor além do seu amor pela culinária, ensinada pela sua mãe, e pelos animais, e no fim da história consegue o seu momento de paz e amor.
A leitura do testamento de Alessandra Pluda Cavalli vai provocar um tremendo choque ao seu marido, Franco, e aos seus três filhos. A parte mais substancial do património vai na verdade para Ludovica Magnasco, porteira do prédio em que vive a família Cavalli.Ludovica, a quem todos chamam Lula, sente-se igualmente perturbada por este legado, cujo significado não consegue alcançar. Lula, que tem tido a sua conta de adversidades, é amada e respeitada por todos os moradores do prédio graças à sua inteligência e bom carácter.Mas tal não é suficiente para explicar o que terá levado Alessandra a deixar-lhe aquela fortuna. Certamente que não foram as pequenas delicadezas com que por vezes Lula a agraciava, nem tão-pouco as confidências que trocavam. A explicação, que tem as suas raízes num segredo de família desde sempre guardado com zelo, afecta-a e perturba-a, mas não altera as suas convicções: o dinheiro só nos ajuda a viver melhor se o usarmos também para nos tornarmos úteis ao próximo.A indicar-lhe o caminho certo está agora o acaso, que cruza o seu destino com o do fascinante Guido Montini, um reputado veterinário dedicado a acções de voluntariado. Juntos formam um casal magnífico e têm a possibilidade de fazer algo de verdadeiramente bom... Com este seu último romance, Sveva Casati Modignani presenteia os leitores com uma história em que os momentos dramáticos se alternam com momentos de humor subtil e passagens plenas de ternura e nostalgia, mas onde prevalece sobretudo uma sincera solidariedade para com quem nos rodeia e mais precisa de nós.
Boas leituras
Sem comentários:
Enviar um comentário