sexta-feira, 9 de abril de 2021

Uma Janela com Vista sobre os Telhados de Suzanne Kelman

 Leitura agradável e contemplativa, a premissa do livro foi criada através de uma história contada entre as autoras sobre uma placa encontrada num hospital na Holanda, até aqui algo bastante inócuo mas essa placa referia que alguém saudável contraiu uma doença letal como forma de ajudar um judeu durante a Segunda Grande Guerra, e durante o tempo da ocupação. A história em si é ficção, uma possibilidade, mas baseada na placa. Apesar do tema este é discursado de forma gentil e não violenta, as personagens retratam ambos os lados mas de forma superficial quando comparado com outras leituras já realizadas por mim no mesmo tema refletindo mais sobre o romance das personagens Michael e Elke e do professor Josef e Hannah, mas lá está é ficção e não um relato de vivências vividas na altura.
Encontramos um professor de matemática, Held o nosso herói, que se autoisolou após a perda da esposa e filho na sua vida académica e na matemática, tentando ignorar os acontecimentos a sua volta aquando da ocupação nazi, na sua cidade de Amesterdão, e o aprofundar da rigidez das regras impostas aos judeus e restante população mas incapaz de manter esta postura com um acontecimento. 
Held desperta bruscamente com a morte da sua vizinha, Florence, apesar dos seus problemas médicos tocava lindamente piano e era um dos seus preferidos passatempos ouvi-la no fim do dia de trabalho. A sua morte e vandalização da casa, e pertences, abrem-lhe os olhos, fazendo-o ver que ignorar o assunto não vai adiantar, sendo cercado cada vez mais pelas ações dos alemãs, incluindo com a sua sobrinha e o seu novo "namorado" alemão.

Sinopse:
1941, Amesterdão está ocupada pelos nazis. Uma inesquecível história de amor, esperança e traição, e um testemunho da coragem da Humanidade nos dias mais negros da História.
Quando os nazis ocupam a sua adorada cidade, o professor Josef Held sente-se impotente. Mas, ao descobrir que o antigo aluno Michael Blum anda a tentar fugir à Gestapo, oferece-lhe abrigo no seu sótão.
Na serena obscuridade desse aposento secreto, Michael fala-lhe da sua bela e destemida namorada, Elke, e garante que nem mesmo os nazis conseguirão separá-los. Mas Elke é uma rapariga holandesa não judia, e a sua relação é estritamente proibida.
Josef vê a determinação apaixonada no olhar do jovem amigo. Enfurecido com as regras impostas pelos cruéis soldados alemães e lembrando-se do seu próprio desgosto amoroso, sente-se desesperado para oferecer uma oportunidade ao amor de Michael e Elke. Mas é então que a tragédia o atinge e Josef é confrontado com uma escolha impossível.
Nos dias sombrios da guerra, com o perigo e a traição a cada esquina, não se pode confiar em ninguém. Para que Michael sobreviva e regresse para junto da mulher que ama, caberá a Josef encontrar o herói que há dentro de si, e fazer tudo que for preciso para manter Michael vivo. Mesmo que isso signifique colocar a sua vida em risco.
Uma bela e enternecedora história sobre coragem, altruísmo e sacrifício. 
Boas leituras

Sem comentários:

Enviar um comentário