quarta-feira, 8 de dezembro de 2021

Tudo o Que Ele Sempre Quis de Anita Shreve

Leitura agradável, mas igualmente horripilante pois o narrador conta a história de amor com a sua amada, Etna, mas ela nunca devolveu a miníma afeição e apesar de lhe ter dados anos da sua vida, dois filhos, e cumprido com o seu dever como mulher existiu sempre um distanciamento no casal. Também estamos a falar do principio do século mais que passado (século 19) onde as relações pessoais entre um casal não era como hoje em dia com o período após a libertação da mulher, pois esta nem possessões materiais poderia ter em sua posse enquanto casada, pois pertenciam aos marido.
Intriga bem enrendada com a assunção de que Nicholas como sendo um académico, e como tal pomposo e aborrecido, inteiramente centrado em si mesmo, e com muita extrema paixão para dar, está no momento mais auspicioso da sua vida e carreira universitária quando encontra Etna. 
Podemos debater que a questão essencial será história de amor aqui presenteada mas eu acho as relações comerciais aqui têm um papel interessante e deveras peculiar quando pensamos na época descrita e o feito de Etna ao comprar uma casa, somente sua, e sem dar conhecimento desse facto ao marido, mobiliando e viajando diariamente para lá poder usufruir de paz e sosego, nada mais. Esta última muito á frente no seu pensamento mas algo fora de época e como tal recriminativo e ostracizante (se é que a palavra existe).
Gostei, dá que pensar principalmente naquilo que hoje em dia damos como válido.
Sinopse:
Um amor absoluto destruído pelo ciúme. Um romance intenso e violento sobre o poder e os efeitos do desejo, da mentira e da traição.
Um casamento junta sempre duas histórias, dois passados. Esta constatação é talvez tardia para o marido de Etna: um homem cuja obsessão com a sua jovem mulher tem início no momento em que se conhecem – e em que ele a ajuda a escapar a um incêndio - e culmina numa união ensombrada por segredos, traição e pelo fogo avassalador de uma paixão não correspondida.
Ao académico Nicholas Van Tassel bastou ver Etna Bliss uma única vez para saber que chegara o momento de abandonar a sua condição de solteirão inveterado. Mas a frieza física e emocional com que é brindado é um prenúncio de tragédia: Etna deseja liberdade e independência, Nicholas quer a jovem exclusivamente para si… E quando descobre que, ainda que tivesse conseguido casar com ela, não teria chegado sequer a conquistá-la, vai ser o lado mais sombrio da sua personalidade a decidir o que fazer a seguir.
Escrito com a inteligência e a graça que são já habituais na autora, Tudo o que Ele Sempre Quis é uma arrepiante história sobre desejo, ciúme, perda e os perigos que o fogo – o figurativo e o literal – sempre arrasta consigo.
Boas leituras

Sem comentários:

Enviar um comentário