sábado, 10 de setembro de 2022

My Sister, the Serial Killer de Oyinkan Braithwaite

Leitura agradável, leve e bastante divertida apesar do tema retratado, casamento ao dezasseis anos de idade e traumas de infância, com um twist quase no fim da história que nos abana fortemente e cria um impacto desconcertante. Leva-nos na conversa como se falassemos entre irmãs, com um enredo aparentemente simples e uma escrita fluida. 
Temos a história de duas irmãs: Korede, enfermeira, e Ayoola, designer de moda, na cidade de Lagos, na Nigéria e o rol de namorados e relações afetivas que a irmã mais nova constrói e desconstrói. Caracterizadas como opostos de um espectro pouco amável e com imensas falhas de personalidade/carácter que as torna reais aos meus olhos.
Temos dois tempos na narrativa com o tempo presente, com o dia-a-dia de Korede na clinica e utilização de um paciente em coma como confidente, e por flashbacks o tempo passado não muito distante, com excertos do tempo em que o pai, austero, era vivo e a sua relação com a mãe e as filhas, as visitas de outros ao pai, o dia do funeral do pai.
É só quando chegamos ao momento da revelação que o tom da narrativa adquire outros contornos, antes não detetados, sobre esta relação entre irmãs, muito disfuncional mas não menos verdadeira.
Gostei. Adorei.
Sinopse:
When Korede's dinner is interrupted one night by a distress call from her sister, Ayoola, she knows what's expected of her: bleach, rubber gloves, nerves of steel and a strong stomach. This'll be the third boyfriend Ayoola's dispatched in, quote, self-defence and the third mess that her lethal little sibling has left Korede to clear away. She should probably go to the police for the good of the menfolk of Nigeria, but she loves her sister and, as they say, family always comes first. Until, that is, Ayoola starts dating the doctor where Korede works as a nurse. Korede's long been in love with him, and isn't prepared to see him wind up with a knife in his back: but to save one would mean sacrificing the other...
My Sister, the Serial Killer is a blackly comic novel about how blood is thicker - and more difficult to get out of the carpet - than water... 
Boas leituras

Sem comentários:

Enviar um comentário