segunda-feira, 24 de outubro de 2022

Brother and Sister de Joanna Trollope

Leitura mais ou menos agradável sobre os dramas e tensões de filhos adoptados que desejam, e não desejam, conhecer os seus pais biológicos, com mais ênfase na mãe. Conseguimos perceber o dilema, porque passam ao tentarem decifrar a sua vida presente sem o seu passado e origem, e talvez alguma noção muito realista pelo que passam durante todo este processo. Legalmente apresentam-nos dois irmãos, Natalie e David, que não o são de forma sanguínea e apesar de adorarem os seus pais e o que fizeram com e por eles têm ainda um peso nos ombros que nem sabem que o têem, causado pela ausência de uma história familiar, anterior ao seu nascimento.

David não deseja conhecer os seus pais biológicos mas empurrando pela irmã junta-se a ela na procura de informações sobre o que o levou para a adopção. Conhece a mãe, Caroline, e mais tarde a sua familia (marido e dois irmãos), e a sua pequena história de ela amar um homem que não desejava crianças, e quando engravidou a deixou. Não desejado na altura e agora, não tenta ter uma relação ou manter com a mãe e com a informação que tem irá talvez procurar o pai, ficou em aberto.

Natalie, com a doença da sua filha, descobre que apesar de sempre ter dito que não deseja conhecer os seus pais muda bruscamente de opinião, empurrando todos da sua familia para esta questão seja directa ou indiretamente. Tal situação trás consequências: distrações do marido no trabaho e perda da força trabalhadora, ausência de apoio ao marido que o leva a uma traição, afastamento dos pais adotantes, e afins mas igualmente a insatisfação para com a sua mãe, alguém que chega mesmo a pensar ser deficiente por ser parada e doente.

Gostei, aborda questões interessantes num período da Inglaterra, e de uma mentalidade de ausência de mães solteiras, que cresceu criando mais problemas variados para a futura geração. Em que a condição adoção seria inferior tanto para quem foi adotado como por quem o é, com a agravante de a mãe ser considerada pela sociedade como promiscua quando um dos relatos presentes nesta história foi derivado de uma violação drogada numa festa.

Sinopse:
Nathalie and David have been good and dutiful children to their parents, and now, grown-up, with their own families, they are still close to one another. Brother and sister.
Except that they aren't - brother and sister that is.They were both adopted, when their loving parents, found that they couldn't have children themselves. And up until now it's never mattered.
But suddenly, Nathalie discovers a deep need to trace her birth parents and is insisting that David makes the same journey. And through this, both learn one of the hardest lessons of all, that sometimes, the answers to who we are and where we come from can be more difficult than the questions ...
Boas leituras

Sem comentários:

Enviar um comentário