sexta-feira, 18 de novembro de 2022

With the fire on high de Elizabeth Acevedo

Leitura agradável e rápida, sem aquele tom de parcimónia nos detalhes e muita honestidade, sobre a gravidez na adolescência e a maternidade, com o que acarreta na vida futura de uma rapariga. Ênfase nas dificuldades sentidas e os preconceitos envolvidos tanto pelos restantes alunos da escola bem como os causados pelos adultos. 
mãe de Emoni, personagem central, faleceu aquando do seu nascimento, e o seu pai vive na ilha onde nasceu, visitado-a somente no mês de julho (e quase fugindo antes se conseguir), estando entregue as mãos responsáveis da sua avó na cidade de Philadelphia onde vai a escola começar o último ano do liceu, altura conturbada e de muitas alterações.
Verificamos ao longo do livro o crescimento da personagem Emoni, onde descobre as suas origens, o bom e o mau, através das palavras do seu pai, com as receitas de familia vinda através dos emails da tia, que demonstram a cultura com a sua música e culinária mas igualmente na viagem a Espanha. Emoni adora cozinhar e tem o dom de saber instintivamente o que funcionará bem como o quê mas reconhece as suas poucas aptidões para lembrar de ingredientes numa receita e de segui-la.
Temos outros temas referidos, nomeadamente a questão da raça, pois Emoni é descendente de porto riquenhos bem como de africanos e tal não se demonstra na sua pele (como se fosse uma obrigação), e ainda o histórico que acarreta por ser descendente de latinos (espanhóis conquistaram várias ilhas incluindo San Juan Bautista, batizada por Cristovão Colombo ou boricua), e ainda, o lado mais pobre de uma comunidade com as faltas sendo substituídas pela entreajuda e a evolução presente quase final do livro sobre as alterações que a cidade passa. 
Adorei. Achei que toca vários e variados temas da actualidade moderna não esquecendo as raízes de uma pessoa pois elas ditarão o futuro.
Sinopse:
With her daughter to care for and her abuela to help support, high school senior Emoni Santiago has to make the tough decisions, and do what must be done. The one place she can let her responsibilities go is in the kitchen, where she adds a little something magical to everything she cooks, turning her food into straight-up goodness.
Still, she knows she doesn’t have enough time for her school’s new culinary arts class, doesn’t have the money for the class’s trip to Spain—and shouldn’t still be dreaming of someday working in a real kitchen. But even with all the rules she has for her life—and all the rules everyone expects her to play by—once Emoni starts cooking, her only real choice is to let her talent break free.
Boas leituras

Sem comentários:

Enviar um comentário