sexta-feira, 12 de maio de 2023

The Paris Secret de Natasha Lester

Leitura agradável, pouco rápida considerado que tem quase tantas folhas como uma resma de papel, é passada em 3 grandes cidades: Paris, Londres/Cornualha e Sidney e com três épocas distintas no tempo: 1947, ano da abertura da presente história, de 1939 e durante a Segunda Grande Guerra, com vários relatos no passado de uma das personagens principais e as relações tensas com a irmã, e 2012, a atualidade, onde seguimos outra das personagens principais. Seguimos a história de uma familia composta por três gerações de mulheres mas além da epopeia familiar temos romance, mistério e um pouco de suspense. 
Na personagem de Skye Penrose conhecemos em primeiro lugar a sua infância passada na Cornualha com a irmã e com o amigo Nicholas, onde lemos as rivalidades dela com Liberty e as relações com a mãe, criando duas filhas sem marido numa altura em que mães solteiras não existiam, e com festas onde Wyle comparecia. Depois encontramos-a como mulher adulta a seguir as pesadas da mãe e a querer trabalhar no ramo da aviação e os problemas inerentes e trazidos por essa decisão, agudizada com o inicio da guerra e muito mais tarde a entrada no mundo da espionagem, com a ajuda de Margaux Jourdan.
A outra personagm principal é Kat, de Katarina Jourdan, mãe de duas crianças pequenas, divorciada, trabalha no museu e é conservadora têxtil (acho que é este o termo, caso não seja elucidem-me), que descobre que a sua avó possui uma casa na Cornualha, vestidos de Dior caríssimos após a guerra e um passado que a faz embranquecer cada vez que é referido.
Temas abordados: o papel da mulher durante a Segunda Grande Guerra, em especial no mundo da aviação, cheio de valores masculinos e onde as mulheres não são bem vistas mesmo que tenham competência para o cargo que ocupem, e de certa forma apercebemos-nos do momento de transição para o papel da mulher facilitado pela guerra, e a cada vez maior ausência de homens. Aqui várias das facetas da guerra são relatadas: o racionamento de víveres, os raids áereos e consequente destruição do património, as tentativas de colocação de elementos em território francês e a montagem de redes de resistência durante a guerra pela organização SOE bem como o desaparecimento de muitos dos seus elementos depois da guerra numa prisão exclusiva para mulheres e espias. Encontramos ainda misturado nesta teia relatos de Catherine, irmã de Dior, que trabalhou na resistência francesa durante a guerra como Skye, Margaux e Liberty, e com descrições das criações de Dior.
Adorei e recomendo.
Sinopse:
From the New York Times bestselling author of The Paris Orphan comes an unforgettable historical novel about a secret collection of Dior gowns that ties back to the first female pilots of WWII and a heartbreaking story of love and sacrifice.
England, 1939: The Penrose sisters couldn't be more different. Skye is a daring and brash pilot, and Liberty the one to defy her at every turn. Even if women aren't allowed in the Royal Air Force, Skye is determined to help the war effort. She's thrilled when it reunites her with her childhood soulmate, Nicholas. She's less thrilled to learn Nicholas is now engaged to an enigmatic Frenchwoman named Margaux Jourdan.
Paris, 1947: Designer Christian Dior unveils his glamorous first collection to a world weary of war and grief. He names his debut fragrance Miss Dior in tribute to his beloved sister Catherine, who forged a friendship with Skye and Margaux through her work with the French Resistance.
Present Day: Fashion conservator Kat Jourdan discovers a priceless collection of Dior gowns in her grandmother's vacant cottage. As she delves into the mystery of their origin, Kat begins to doubt everything she thought she knew about her beloved grandmother.
Boas leituras

Sem comentários:

Enviar um comentário