sexta-feira, 21 de julho de 2023

Cinderella Is Dead de Kalynn Bayron

Leitura agradável e rápida, com algumas novidades na forma como é recontada a história da Cinderela, nomeadamente na questão da fada madrinha/bruxa da história, nos casais existentes, presentes e passados, pois engloba LGBT da qual Sophia, e Cinderela, fazem parte bem como outros poucos e é só, sabe a pouco apesar de ter gostado. 
A sociedade em causa tem pouca discrição do seu funcionamento deste mundo distópico com o pouco conteúdo que é transmitido, dando mesmo a ideia de se passar na idade média mas em que as pessoas facilmente acreditam na existência de magia no reino e nas suas vidas mas não a vêem, notamos algumas discrepâncias entre os nomes tanto das personagens que às vezes têm caracteristicas francesas e noutras angloaxónicas, como nos lugares, o histórico vem através de relatos de Cinderela e de Constance deixados por membros da familia e no caso de Constance de cartas que escreveram, e por último do livro que conta a história de Cinderela e do qual a leitura diária é obrigatória para as raparigas. Homens são caracterizados de forma standard bebendo todos do mesmo tipo com exceção de três, todos desejam bater em mulheres, roubá-las ou trocá-las por outra ou outras mesmo quando existem filhos.
As personagens existentes são muitas mas salvo quatro que são mais referidas (Sophia, Constance, Amina e o rei Manford/Charming) têm poucos relatos das suas façanhas com alguma exceção da personagem principal.
Sophia é caracterizada como ingénua, inconformada com a sorte que recebe, pois não deseja ir ao baile, e ser escolhida para casar, e obrigada a fazé-lo tanto pelos pais como por mandato do rei, e que odeia todos os preparativos com o vestido e decoração do mesmo preferindo antes estar com Erin, de quem gosta ou da amiga Liv, rebelde mas sem especificar razões para o fazer. Revelada alguma inconsistência pois diz amar Erin, amor não correspondido, e rápidamente se perde de amores por outra rapariga, Constance.
A outra personagem principal, Constance, é a última descendente da linha familiar de Cinderela mas com poucos relatos, mesmo assim podemos ler que teve uma educação diferente, mais semelhante aos rapazes da nossa sociedade, pois aprendeu a lutar e a ser desenrascada mas falhou nas tarefas domêsticas básicas tendo sempre disponível dinheiro para compras.
Sinopse:
It’s 200 years after Cinderella found her prince, but the fairy tale is over. Teen girls are now required to appear at the Annual Ball, where the men of the kingdom select wives based on a girl’s display of finery. If a suitable match is not found, the girls not chosen are never heard from again.
Sixteen-year-old Sophia would much rather marry Erin, her childhood best friend, than parade in front of suitors. At the ball, Sophia makes the desperate decision to flee, and finds herself hiding in Cinderella’s mausoleum. There, she meets Constance, the last known descendant of Cinderella and her step sisters. Together they vow to bring down the king once and for all–and in the process, they learn that there’s more to Cinderella’s story than they ever knew . . .
This fresh take on a classic story will make readers question the tales they’ve been told, and root for girls to break down the constructs of the world around them.
Boas leituras

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