Leitura fluida, com dois tempos passados na história: o tempo atual em que Alexis, a bisneta, está de férias e fala com a amiga da família para conhecer a sua história familiar na ilha de Creta, infelizmente intimamente ligada a doença de Hansen, lepra. E o outro tempo, contado pelos olhos de uma criança que viu todo o processo ao longo da sua vida, começa com a professora Eleni, bisavó de Alexis, que foi a primeira da família a ser enviada para ilha Espinalonga com um rapaz também diagnosticado com lepra na altura, com relatos do dia-a-dia da avó, trazidos pelo marido Giorgis, barqueiro de profissão, e as diferenças criadas na educação das crianças que lá residiam por ela.
Como a viagem de férias de Alexis nas ilhas gregas, com o namorado, se torna numa viagem de descoberta, para conhecer a mãe, sua família e amigos deles, e as raízes que desconhecia refletem aquilo que não notava que faltava na sua relação amorosa, deixando depois o namorado, mas igualmente falando e contando a história da ilha nos últimos setenta anos com o tipo de vida de pesador e de aldeia antes da segunda guerra mundial, a ocupação nazi na aldeia e o receio da ilha pelos alemães, os rebeldes durante a guerra.
Sinopse:
Num momento em que tem que tomar uma decisão que pode mudar a sua vida, Alexis Fieldings está determinada a descobrir o passado da sua mãe. Mas Sofia nunca falou sobre ele, apenas contou que cresceu numa pequena aldeia em Creta antes de se mudar para Londres. Quando Alexis decide visitar Creta, a sua mãe dá-lhe uma carta para entregar a uma velha amiga e promete que através dela, Alexis vai ficar a saber mais, vai ficar a saber mais. Quando chega a Spinalonga, Alexis fica surpreendida ao descobrir que aquela ilha foi uma antiga colónia de leprosos. E então encontra Fotini e finalmente ouve a história que Sofia escondeu toda a vida: a história da sua bisavó Eleni, das suas filhas e de uma família assolada pela tragédia, pela guerra e pela paixão. Alexis descobre o quão intimamente ligada está àquela ilha e como o segredo os une com tanta firmeza.
Boas leituras
Sem comentários:
Enviar um comentário