domingo, 30 de setembro de 2018

Ferrugem Americana de Philipp Meyer

Leitura diferente mas interessante.
História contada a várias vozes mas centrada, num momento da vida, de Billy Poe e Isaac English, numa pequena comunidade norte-americana na região da Pennsylvania, que era na sua maioria da indústria metalúrgica mas que se encontra agora em declínio. Outrora uma cidade rica que depressa se tornou em ruínas, aqueles que poderem fugiram procurando o mesmo tipo de trabalho para onde ele foi mas os outros, procuram trabalho e uma vida decente onde podem numa comunidade em desgraça. Definitivamente não se encontra aqui o sonho americano mas o seu contrário.
Esse momento da vida faz com que encontremos os amigos Billy e English numa despedida onde English tenta partir e deixar o seu pai. O pai está preso numa cadeira de rodas, devido a uma acidente na metalúrgica, e cuidava sozinho dele até desejar partir para a faculdade ou para... O Isaac tem uma irmã, Lee English, mas que, aquando do suicídio da mãe, foi para a faculdade e mais tarde casou-se por lá não avisando a familia.
Billy, amigo de Isaac, jogava muito bem desporto e foi a estrela desportiva do seu liceu, poderia ter uma bolsa de desporto para faculdade, mas acabou por ficar por casa "olhando" pela mãe, Grace, e os arrufos com o seu pai, Virgil, (que a rouba e a trai com outras) mas ele acaba sempre por se envolver em situações pouco aconselháveis e nem sempre legais.
Personagens muito bem caracterizadas, em que nos apercebemos que a má sorte não aparece por um único motivo mas sim a junção de várias situações ou consequências que acabam por desgastar uma pessoa e impedindo-a de seguir em frente com os seus sonhos.
Sinopse:
Passado na Pensilvânia, num cenário de grande beleza mas economicamente destruído, é um livro sobre a perda do sonho americano e do desespero - bem como da amizade, lealdade e amor - que dela advêm. Esta é a história de dois rapazes ligados à cidade pela família, responsabilidade, inércia e beleza, que sonham com um futuro para além das fábricas e das casas abandonadas. Isaac English é deixado a tomar conta do pai depois do suicídio da mãe e de a irmã ter fugido para a universidade de Yale. Quando finalmente decide partir, acompanhado pelo seu melhor amigo, o temperamental Billy Poe, antiga estrela do futebol do liceu, são apanhados num terrível acto de violência que muda as suas vidas para sempre. Ferrugem Americana, evocativa dos romances de Steinbeck, leva-nos ao coração da América contemporânea num momento de profunda inquietação e incerteza quanto ao futuro. Trata-se de um romance negro mas lúcido e comovente, acerca da desolação que se bate com o nosso desejo de transcendência e acerca da capacidade salvadora do amor e da amizade. 
Boas leituras

Sem comentários:

Enviar um comentário