sábado, 22 de setembro de 2018

Quando estiveres triste, sonha de Elizabeth Berg

Leitura rápida e triste.
Apresentam-nos uma família típica americana, a familia Heaney, constituída por um casal com 3 filhas, duas mais crescidas que já trabalham, e dois irmãos mais novos. As meninas Louise e Kitty já trabalham e ajudam com as despesas da casa, ambas têm namorados que se alistaram e partem para a guerra no inicio do livro, visitando uma vez durante a guerra.
Kitty empresta a sua voz para o principio de uma nova consciência feminina, que apareceu aquando a segunda Grande Guerra Mundial e o inicio das mulheres no trabalho nas fábrica e num percurso laboral, não em suas casas. Vemos o seu crescimento interior e emocional ao ser confrontada com a guerra e o dia-a-dia na América, com escassos bens existentes e as pessoas que conhecem a desaparecer aos poucos, a forma como as mulheres que se vestem de maneira diferente são tratadas.
Sinopse:
Kitty e Louise Heaney despedem-se dos respectivos namorados, Julian e Michael, que vão combater na Segunda Guerra Mundial. As irmãs Heaney sentam-se à mesa da cozinha, todas as noites, para escrever cartas: Louise, ao noivo; Kitty, ao homem de quem anseia ardentemente receber um pedido de casamento; e a terceira, Tish Heaney, a um grupo de homens, sempre diferente, que ela vai conhecendo nos bailes da United Service Organization. Nas cartas que as irmãs enviam e recebem, há imagens fugazes e íntimas da vida, tanto na frente de batalha, como em casa. Para Kitty, uma jovem confiante e voluntariosa, a partida do namorado e as lições que aprende sobre amor, resistência e guerra trarão uma surpresa e revelarão um segredo, levando-a a uma acção radical em nome das pessoas que ama, que transformará para sempre a família Heaney. As consequências perenes das escolhas que as irmãs fazem são o centro deste magnífico romance sobre o poder do amor e a força duradoura da família. 
boas leituras

Sem comentários:

Enviar um comentário