sábado, 26 de agosto de 2023

The Almost Moon de Alice Sebold

Leitura mais ou menos agradável, faz-nos pensar muito nas relações familiares, principalmente para mim as relações como cuidador de uma mãe com Alzeimer, e com espectro de deficiência mental, e que demonstra o lado mais negro dessas relações. Relata aquelas ligações, e situações, familiares que na maioria das familias são escondidas ou praticamente tabu, demonstrado pela escritora a subtileza existente bem como violência pouco aparente no dia-a-dia. Lemos a história com igual horror e compaixão pela personagem principal e pelo que passou mas será isso o suficiente para justificar o homicidio da mãe? E poderá por essas razões ela receber o nosso perdão? O leitor tem uma tarefa dificl, senão quase impossível de decidir.
A personagem principal, Helen, cuida da mãe Clair, com a ajuda de algumas mulheres da comunidade religiosa, e a ação é nos dada com flasback da própria para situações existesntes desde pequena com a morte do miúdo em frente a porta de casa, a "fuga" para o esconderijo do pai numa aldeia quase submersa, as reações dos vizinhos no bairro quando a mãe sai de casa, com o seu casamento, as relações da própria com as suas duas filhas, e afins, todas com a finalidade de justificar, caracterizar e apunhalar a personagem demonstrando a sua perfidia com o comportamento que tem desde pequena para com a sua mãe e descobriu o problema dela pelos outros, quando talvez a maioria iria-se embora de casa após ter emprego e nunca mais voltava lá.
A personagem Clair, é por alturas completamente vazia de conteúdo e outras com demasiados, que conhece e não reconhece a própra filha, os bitaques entre elas, as acusações subtis e apontando o dedo em riste, fugindo dos assuntos em frente do seu nariz e mergulhando em si própria. O leitor pelas características apreende que algo não está bem nesta situação mas naquele tempo qual seria a melhor solução. Poderiam ter casamento e trabalhado mas ter uma filha e criá-la? O livro deixa-nos com mais questões do que respostas para estas situações.
Sinopse:
A woman steps over the line into the unthinkable in this brilliant, powerful, and unforgettable new novel by the author of The Lovely Bones and Lucky.
For years Helen Knightly has given her life to others: to her haunted mother, to her enigmatic father, to her husband and now grown children. When she finally crosses a terrible boundary, her life comes rushing in at her in a way she never could have imagined. Unfolding over the next twenty-four hours, this searing, fast-paced novel explores the complex ties between mothers and daughters, wives and lovers, the meaning of devotion, and the line between love and hate. It is a challenging, moving, gripping story, written with the fluidity and strength of voice that only Alice Sebold can bring to the page.
Boas leituras

Sem comentários:

Enviar um comentário