Leitura agradável e rápida, com vislumbres das relações interpessoais, tão iguais seja para quem for, mostrando pelas diferenças o quanto iguais e semelhantes somos no final. Escrita simples e fluida em que o titulo original pode levar em erro mas não é um romance erótico composto por vários contos mas sim um romance com temas diversos alinhados no enredo do mesmo. História baseada na cultura indiana, que pouco sei salvo o que é transmitido pelos filmes e as músicas na rádio, pelo que aviso desde já desconhecer a língua e provavelmente o retrato que faço seja muito parcial.
Conhecemos a personagem principal Nikki que vive numa zona de Londres, filha de pais indianos mas aculturizada ao local onde reside, considerada rebelde pois não aceita as escolhas efetuadas pelos pais, e tal decisão trás consequências: trabalha num bar, vive sozinha num pequeno apartamento a precisar de obras, com independência económica e emocional, confrontada com a possibilidade de perder o emprego. Esta última parte faz com que se inscreva para dar aulas de escrita criativa no recinto religioso e a partir daqui nada é o que parece.
Podemos dizer que esta história tem relatos de duas faces: avós, mães e as pessoas com mais idade, estão na primeira vertente, relatam a forma de conhecer o marido pelos pais, com que idade era feito os arranjos de casamento, que condições poderiam alterar essa ordem, primeiros dias após casamento qual a situação, confrontos com os sogros, analfabetas na sua maioria, e depois a vertente mais jovem (situadas nas personagens Nikki, Mindi, Maya) em que encontramos rebeldia com a geração anterior e com vários confrontos entre ambos (por exemplo no caso de Nikki discussões com o pai sobre a faculdade e consequente desistência do curso de Direito, após o falecimento do pai conversas com a mãe sobre cautela e outros tantos assuntos.
Outros temas: as relações dos imigrantes com o povo inglés, bairros para uma etnia primeiro como forma de garantir conhecimento de causa e segurança mas depois ostraciza dentro do país onde reside, não sendo considerados como indianos ou ingleses (o que acontece com frequência aos imigrantes). Não é tudo mau pois mais para o final demonstra a forma encontrada para resolver certas questões dentro do casal, dando asas ao desejo de cada um, dando e retribuindo que vem com a experiência e boa vontade. Depois temos o relato de Mindi e o casamento arranjado, com uso às tecnologias de informação, e voltando a maneira mais tradicional.
Gostei.
Admito ter de procurar o que a palavra panjábi significava pois desconhecia, derivada da região punjab situada entre o noroeste da India e o norte do Paquistão.
Sinopse:
Há histórias que têm o poder de mudar vidas…Nikki desiludiu a sua família conservadora várias vezes: desistiu da faculdade, saiu de casa e trabalha num pub, passando grande parte do tempo a tentar afastar-se das tradições indianas.Quando aceita dar aulas de escrita criativa no centro comunitário local, fica entusiasmada com a possibilidade de ajudar algumas viúvas da comunidade panjábi em Londres, mas o que encontra é um pequeno grupo de mulheres iletradas que, embora pouco interessadas nos ideais de Nikki, estão cheias de histórias para contar. Para sua surpresa, a aparente modéstia das viúvas esconde uma secreta vida interior rica em memórias e fantasias, o que transforma as aulas em momentos de partilha de contos apaixonantes e sensuais.Ao mesmo tempo que compartilham as suas fantasias mais secretas, as viúvas revelam alguns dos segredos mais sombrios da comunidade. Com as aulas a gerarem interesse em cada vez mais mulheres, Nikki e as alunas começam a correr alguns riscos. Conseguirá esta comunidade repressiva e controladora aceitar as aulas de escrita erótica e as cruéis verdades que aí são reveladas.Num tom ligeiro e cheio de humor, são aqui abordados temas muito atuais: a integração dos imigrantes nas comunidades onde vivem e trabalham, e como as mulheres desafiam uma estrutura extremamente machista na comunidade indiana panjabi. Uma das escolhas do Clube de Leitura de Reese Witherspoon, tornou-se rapidamente num fenómeno de vendas e de popularidade.
Boas leituras
Sem comentários:
Enviar um comentário