terça-feira, 2 de agosto de 2022

A Cozinha Inglesa de Miss Eliza de Annabel Abbs

Leitura agradável, rápida de ler e se calhar contextualmente correta quando pensamos no século 19 e na sua sociedade apesar de ter noção que é somente uma possibilidade a história aqui presente mas que história. A escritora embrulha factos conhecidos da poetisa Eliza Acton com a criada de copa Ann Kirby, adolescente das classes mais baixas mas com um bakground diferente pois sabe ler e escrever, ensinada pela mãe, e ajudava na cozinha quando pequena lembrando alguns pormenores do que a sua mãe fazia.
Aqui vamos ler sobre as experiências de vida de Eliza Acton numa sociedade que não coabita muito bem com elementos divergentes da sua opinião mas igualmente com as suas ideias, muito avant garde para este século, sobre culinária, sobre a extrema pobreza das classes mais baixas e a obra de Deus, sobre mães solteiras, sobre os "apetites" culinários e não só.
Gostei
Sinopse:
Antes de a culinária ser considerada uma arte, e muito antes de estar na moda, Eliza Acton entrou numa cozinha e deu início a uma revolução.
Especiarias exóticas, vegetais aromáticos e frutos exuberantes… Em 1837, Londres está a transbordar de novos ingredientes que ninguém sabe usar. Tudo isso passa ao lado de Eliza, uma jovem de boas famílias que tenciona dedicar a vida a escrever poesia e a partilhá-la com o mundo. Um sonho grandioso que termina quando o seu editor lhe sugere uma mudança de rumo. Se Eliza quer ser publicada, que escreva então algo aceitável para uma menina da sua posição. Como um livro de cozinha.
Para a aspirante a poetisa, que nunca sequer cozeu um ovo, qualquer ligação a um fogão é uma afronta… até ao dia em que a situação familiar a obriga a repensar tudo e a pôr, literalmente, as mãos na massa. Depressa vai descobrir não apenas um talento, mas uma paixão. Com a ajuda da sua jovem assistente Ann Kirby, entre papel e tachos, lágrimas e gargalhadas, segredos e confissões, Eliza vai descobrir as maravilhas da gastronomia e o poder da amizade. Mas quando Ann descobre um segredo do passado dela, tudo o que conquistaram se transforma numa ameaça.
Inspirado na história real da mulher que inventou o conceito do livro de culinária moderno, este é um romance que se aprecia como a uma iguaria, saboreando as vívidas descrições, absorvendo a intriga e fruindo de toda a experiência. Um prodigioso retrato da época vitoriana e um tributo a uma das pessoas que mais influenciou a arte da culinária ocidental. 
Boas leituras

Sem comentários:

Enviar um comentário