terça-feira, 23 de agosto de 2022

Picante - Histórias Que Ardem na Boca de Alice Vieira, Catarina Fonseca, Leonor Xavier, Maria João Lopo de Carvalho, Maria do Rosário Pedreira, Rita Ferro

Leitura agradável e muito divertida neste 6 contos em que o tema será igual ao título desta coletânea: picante. Presente nas diversas formas gastronõmicas e utilizado para levantar a moral mas igualmente como forma de manifestar inteligência e crítica à nossa sociedade.
Admito que as minhas favoritas foram a primeira e a quarta. A primeira, O Caril do Adeus, retrata a vida e deseganos das Santinhas, meninas orfãs que vão parar a casa da Santa, de indole indiano por gosto do proprietário da residência, para se preparar para a vida conjugal, será? Adorei as críticas à sociedade presentes neste pequeno conto mas com grande voz. A segunda, As Costas da Malagueta, é algo que a principio parece insonso mas ao longo da história temos dois pontos de vista diferentes das costas da sardenta e tão bem misturado que está. O final permite-nos vislmbrar algo que a partida não teriamos dado nada por ele mas até tem a sua dose de interesse e sabemos lá o que o destino nos espera.
São eles:
.  O Caril do Adeus (Alice Vieira) 
.  A Rena e o Cisne (Catarina Fonseca)
.  O Verdadeiro Pecado de Xoán Zalzívar (Leonor Xavier)
.  As Costas da Malagueta (Maria João Lopo de Carvalho)
.  Chilli com Laura (Maria do Rosário Pedreira)
.  Sete Dias de Juventude (Rita Ferro)
Gostei.

Sinopse:
6 autoras, 6 histórias, 6 receitas, uma paixão: o picante.
Os ritos de passagem da vida e um CARIL DO ADEUS muito especial. A história intrincada de Lady Araminta Hack e de uma CARNE DE RENA COM MOLHO PICANTE. Nem tudo o que parece é: a história ilusória de uns PIMENTOS PADRÓN. De como um MOLHO AGRIDOCE PICANTE pode mudar uma ou mais vidas. Os poderes (quase) encantatórios de um CHILLI COM CARNE. Uma SOPA PICANTE DE COGUMELOS SELVAGENS que levanta tudo.
Boas leituras

Sem comentários:

Enviar um comentário