segunda-feira, 1 de maio de 2017

Elementos secretos

Este livro não era o que eu estava à espera pois trata-se de uma crónica de conteúdo histórico, em que foi baseado para fazerem o filme, e não um texto romanceado. O livro relata os vários acontecimentos pessoais e profissionais das mulheres que trabalhavam na sala de computadores da NACA (futura NASA), no ramo da aeronáutica, durante o período da II guerra e mesmo depois da dita guerra. É feito de forma individualizada para cada mulher, as figuras mais importantes no desenvolvimento da sala de programação, através da narradora do livro e autora que as conheceu pois o seu pai era um membro desta "família de calculadoras" agora reformado.
Relata o percurso pessoal, bem como académico, de cada uma com as dificuldades que as mesmas tiveram para obter a certificação académica na área escolhida, que obtiveram no ensino, com as dificuldades financeiras do ensino para membros da raça negra, e mais tarde com a entrada na NACA o seu conteúdo profissional na sala de programação. Tem ainda uma seção com os relatos profissionais, e respetivas opções apresentadas, para seguimento da carreira após a guerra altura em que a NACA perdeu a maioria das sua "calculadoras" devido ao regresso dos homens da guerra mas algumas decidiram manter-se no campo, dando mais estabilidade económica à família.
Sinopse:
Entre estas "calculadoras" havia um pequeno grupo excecional de mulheres afro-americanas, especialmente talentosas. Faziam parte das mentes mais brilhantes da sua geração. Mulheres que tinham sido relegadas para ensinar matemática em escolas públicas só para negros do Sul, mas que foram chamadas para servir durante a Segunda Guerra Mundial, devido à escassez de mão de obra, quando a indústria da aviação necessitava de qualquer pessoa que pudesse ajudar. De repente, essas mulheres desvalorizadas até então, encontraram empregos adequados à sua genialidade, e responderam afirmativamente à chamada do Tio Sam e foram para Hampton, na Virgínia, para o fascinante laboratório aeronáutico de Langley.Mesmo ali, foram segregadas do resto das mulheres porque a Lei na Virgínia assim o estabelecia. Deste modo, esta equipa ajudou de forma excelente a que os Estados Unidos ganhassem a corrida espacial à URSS durante a Guerra Fria.Esta é a história incrível de um grupo de matemáticas afro-americanas que, com os seus cálculos, ajudaram a NASA e os EUA em alguns dos acontecimentos mais importantes da corrida espacial.Este livro começa na Segunda Guerra Mundial e desenvolve-se durante a Guerra Fria, o movimento dos direitos civis e da corrida espacial. Elementos Secretos segue a vida de Dorothy Vaughan, Mary Jackson, Katherine Johnson e Christine Darden, quatro mulheres afro-americanas que participaram em vários dos maiores sucessos da NASA.É uma crónica de quase três décadas durante as quais essas mulheres enfrentaram desafios, forjaram alianças e usaram o seu intelecto para mudar as suas próprias vidas e o futuro do seu país. 
Boas leituras

Sem comentários:

Enviar um comentário