domingo, 24 de fevereiro de 2019

Branco, de Rosie Thomas

Leitura muito interessante mas ao mesmo tempo arrepiante, e este livro é um romance.
A meio a relatos de paisagens encantadoramente brancas e outras paragens longinquas temos a noção da quase obsessão da maioria dos alpinistas que se encontram nesta expedição, com o único intuito de escalar o Evereste a todo o custo.

Temos vários níveis de histórias neste livro, o romance inicial de Sam com Finch, que vai a caminho do desastre mais ou menos a meio do livro no aparecimento do guia Al, o amor romanceado de Sam com Al, surge a meio do livro, o amor eterno de Al para com as montanhas, sempre presente mesmo quando está em companhia da sua filha, ou mesmo com Sam, ou quando perdeu o seu melhor amigo, Steve, e igual em muitos dos alpinistas.
Por outro lado ainda temos o lado prático da coisa. Tudo o que necessita uma expedição em termos de materiais necessários para a vida humana subir ao ponto mais alto deste nosso planeta, em termos médicos quais são as consequências da subida pois a 7900 metros acima do nível do mar o ar torna-se mais rarefeito e várias coisas podem acontecer a nossa cabeça, que entretanto vai congelando com o frio, -40º C, e a falta de açúcar.
Depois existe ainda a camada dos que ficam pelo caminho, podem ou não ser encontrados por outros aquando da sua subida pelo Evereste, expostos ao vento e às vezes despidos pelo próprio vento, se a familia não solicitar, e pagar, pelo seu regresso.
Sinopse:
Um livro que nos mostra os limites do sacrifício humano, a auto-confiança, e o poder da compaixão. Dois homens que enfrentam os seus demónios e uma mulher que persegue o seu próprio sonho. Para Sam MacGrath um encontro fugaz com uma jovem num voo turbulento, é o suficiente para lhe mudar a vida. Loucamente atraído por ela, segue o seu impulso e jura segui-la até ao Nepal. A jovem Finch Buchanan ingressa numa expedição aos Himalaias como médica, mas quando chega, reencontra um homem que nunca conseguiu esquecer. Al Hood fez uma promessa à filha: Se conquistar o pico desta montanha, deixará a escalada para sempre. O Evereste eleva-se sobre o grupo, lindo e silencioso. Contra as ameaças do clima e da altitude, ergue-se a paixão e a força de vontade. As relações intensas entre Finch, Al e Sam, começam a desenrolar-se... Perante tamanho desafio, as consequências podem ser trágicas.
Boas leituras

Sem comentários:

Enviar um comentário