terça-feira, 19 de setembro de 2023

O Rapaz e o Cão de Seishū Hase

Leitura agradável em que conhecemos Tamon, o cão, e a sua busca pelo menino do seu coração, por regiões do Japão após destruição causada por causa natural, território onde antes ocorrera um terramoto e um tsunami, e devastou a região costeira e a mesma ainda se encontra em recuperação. Aparece pela primeira vez na história ao pé de uma pequena mercearia e quem lá estava, na sua pausa a fumar e a beber o seu café, decide dar-lhe de comer um petisco. Aparenta más condições esfomeado, sequioso e cansado e vai ficando com o homem que lhe deu comida e descansando. A medida que o tempo avança irá tocar noutras pessoas, direta ou indirectamente, alterando a forma como vêem a vida e por elas será tocado. A história é contada numa linguagem simples que nos permite visualizar a situação e as personagens descritas com claridade.  Ao longo da história e nos cinco anos descritos, conhecemos, um por cada capitulo, uma pessoa, ou pessoas, diferente seja o rapaz das entregas, o ladrão, o casal a viver nas montanhas, uma prostituta e um caçador idoso a viver nas montanhas à espera de "arrumar as botas".
A história demonstra como um cão mesmo não falando connosco na nossa linguagem se faz compreender pela atitude e gestos o que pensa de nós e daquilo que fazemos. A cada pessoa que conhece na sua viagem, vai dando ajuda como anjo da guarda, ou deus na cultura japonesa, nem que seja na forma de compreender que o que está a fazer não é correto e condenável tanto para os humanos como para o cão.
Sinopse:
Um cão vai tocar a vida de todas as pessoas que encontra, enquanto faz um longo caminho para reencontrar alguém muito especial.
Um romance inspirador sobre o poder dos afetos e dos laços.
Um terramoto, seguido de um tsunami, atinge o Japão. Pouco tempo depois, com a paisagem ainda devastada pela força da natureza, em frente de uma loja, Kazumasa, um rapaz que tenta refazer a vida para ajudar a mãe, encontra um cão perdido. Ao pescoço, na coleira, o animal traz uma pequena placa com o nome Tamon e parece estar esfomeado. nos seus olhos, o rapaz vê uma doçura imensa, e rapidamente acha que Tamon é o seu anjo da guarda. Mas, naqueles olhos, há também, sempre, laivos de expectativa, e o cão teima em procurar qualquer coisa, sempre virado para sul. Que quer Tamon? Para onde caminha?
Kazumasa é a primeira de muitas pessoas que Tamon vai encontrar - e cujas vidas vai encher de esperança - no longo caminho para reencontrar alguém muito especial. Quantos corações pode Tamon cativar? E quem o espera no fim da viagem?
Vencedor do prémio Naoki, este é um romance em que pequenos pontos de luz se vão, lentamente, unindo para afastar as sombras da tristeza e formar o tão delicado como forte reflexo do amor.
Boas leituras

Sem comentários:

Enviar um comentário